PMA sorteia novo lote de imóveis da Coroa do Meio beneficiando famílias que moravam em palafitas
O sorteio aconteceu em clima de tranqüilidade e as famílias beneficiadas festejaram. O armador José Vieira Neto, 26, que tem um filho, morava na palafita e, ao ser retirado da condição de insalubridade, passou a morar em um imóvel decente alugado pela Prefeitura de Aracaju. “Morar em casa de palafita é péssimo, passamos uma dificuldade muito grande antes de recebermos as casas alugadas pela Prefeitura”, revela. “Para mim, hoje é um dia especial, pois vou receber uma casa nova, confortável para abrigar minha família”, comemorou assim que foi sorteado.
A mesma reação teve Magno Vitoriano dos Santos, 53, pai de oito filhos. “Agradeço muito por morar nesta casa que a Prefeitura alugou para mim. Eu e minha família vivia em barraco de palafita e essa (a entrega do imóvel ontem à noite) foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida”, comentou. “Hoje consegui realizar o meu sonho, que é ter minha casa própria. Agradeço a todos que participaram desse projeto, principalmente a Semasc, que contribuíram para essa melhoria de vida e na realização do sonho de todos nós”, complementou.
Alegre com sua nova casa, a doméstica Joseane da Silva, 25, que possui dois filhos, revelou que a nova casa que recebeu da Prefeitura de Aracaju traduz um sonho, que acabou de ser realizado. “Antes eu vivia em barraco da palafita, e é muito ruim viver em locais como aquele. Quando a maré enchia, a água invadia os barracos causando uma série de prejuízos para os moradores. Estou vivendo muito bem com a casa alugada pela Prefeitura e agora sinto-me muito emocionada com a nova casa que passa a ser minha neste momento”, comemorou.
O sorriso de dona Antônia Moreira dos Santos, 25, com um filho, também revela a emoção e a importância que o momento representou para ela. “Estou satisfeita com a casa que a Prefeitura alugou para acolher minha família e agora estou muito mais feliz com a nova casa, que acabei de receber da Prefeitura. É uma alegria sensacional quando realizamos um sonho e este era o sonho que acabou de ser realizado: a casa própria”, comentou.
Maria Givanete dos Santos, 39, tem seis filhos e compareceu ao sorteio acompanhada por dois deles para compartilhar o momento de felicidade. “Trouxe meus dois filhos para compartilhar esse momento, que é considerado como um sonho, e passar energia positiva para mim. Neles, eu posso confiar”, comentou. “Antes eu e minha família morávamos em um barraco de palafita, depois passamos para uma casa alugada pela Prefeitura de Aracaju e agora saio com a chave de minha casa em mãos. Agradeço muito a Prefeitura de Aracaju, a Semasc, e também aos órgãos parceiros nesta iniciativa”, observou. Patrícia dos Santos, 26 anos, possui dois filhos e também não escondeu a emoção. “Antes eu morava em casa de palafita com meus dois filhos e quem mora em locais como esse está sujeito a uma série de dificuldades como inundação, doenças, epidemia, carência de energia e água encanada, segurança pública, entre outros”, diz. “Com o Projeto Moradia Cidadã da Prefeitura de Aracaju, passei a morar em uma casa alugada pela Prefeitura e agora estou muito feliz com a nova casa que acabei de receber. Ter uma casa própria é o sonho de todos os brasileiros e hoje eu realizei o meu e estou satisfeita com o local de moradia”, ressalta Patrícia.
Entusiasmada, a diarista Rosângela Vieira Santana, 31, comenta a importância do Projeto de Reurbanização da Coroa do Meio para a vida de seus familiares. “Tenho três filhos e essa nova casa vai ser o nosso local de moradia digna para um ser humano. Estou muito feliz por ser uma das beneficiadas de hoje e estou satisfeita, estou feliz”.
Compromisso
A secretária Rosária Rabêlo, de Assistência Social e Cidadania, participou do sorteio, destacando a responsabilidade que a Prefeitura Municipal de Aracaju possui com o público alvo da Coroa do Meio. “A Prefeitura tem honrado com o compromisso de manter as pessoas em casas alugadas. Fomos surpreendidos com este fato que aconteceu na manhã de hoje (ontem) e estamos tomando as providências para resolver os problemas nas medidas necessárias da legalidade”, ressaltou. “Sem dúvidas vamos resolver. Vamos dar iniciativa ao sorteio das casas e as famílias vão assumir suas casas porque esse é o compromisso da Prefeitura. Quero deixar claro que na manhã de hoje tentamos resolver pacificamente essa situação e nós não recuamos na resolução do problema. Queremos tranqüilizar cada família que está presente aqui e alertar para não terem receio em participar do sorteio”.
Rosária informou ainda que a expectativa da Prefeitura de Aracaju é entregar de imediato as casas que estão prontas e anunciou que os sorteios irão acontecendo à medida que as obras dos imóveis vão sendo concluídas. “E não vamos esquecer que nós estamos arcando com o compromisso que temos com estas famílias da Coroa do Meio”, complementou a secretária.
As obras integrais do Projeto, que beneficiará mais de 600 famílias, ainda não foram concluídas e, enquanto isso, as famílias que ainda não foram sorteadas permanecerão em casas alugadas pagas com recursos próprios do município de Aracaju. Algumas pessoas reclamam de aluguel atrasado, mas a informação é equivocada. A Prefeitura de Aracaju vem cumprindo rigorosamente com os contratos.
O cadastro das famílias foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), que também é responsável pela condução do sorteio, realizado à medida que as etapas das obras vão sendo concluídas. Os imóveis somente são entregues à população beneficiada quando concluídas também as instalações elétricas e hidráulicas para que as famílias não enfrentem transtornos com falta de água e energia elétrica.
Ontem algumas famílias invadiram os imóveis de forma irregular. A situação foi controlada e o clima voltou à normalidade devido à interferência da Prefeitura de Aracaju. Assim que ficou informada sobre a situação na Coroa do Meio, a secretária Rosária Rabelo, da Semasc, encaminhou equipe técnica para o local para acompanhar e analisar individualmente a situação das famílias invasoras. A equipe, formada por assistentes sociais, convenceu as famílias a deixar os imóveis, alertando que aquela teria sido uma medida equivocada e prestou esclarecimentos sobre a condução dos trabalhos que a Prefeitura vem realizando para garantir melhores condições de vida para a população da cidade, em especial para aquelas famílias.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]