[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de cada vez mais profissionalizar as ações das assistentes sociais, a Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, está realizando nesta sexta-feira, dia 26, a palestra “A capacitação sobre os instrumentos técnicos utilizados nos programas e projetos da secretaria”. O evento irá ocorrer durante todo dia, no CEMARH – Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Prof. Fernando Lins de Carvalho. São palestrantes as professoras da Universidade Federal de Sergipe, Maria da Conceição Almeida e Marlene Almeida.
A palestra visa mostrar a importância da instrumentalidade no serviço social para que os projetos sejam concretizados, já que todas as assistentes sociais da secretaria estão participando do evento. Além das técnicas utilizadas, está sendo abordada na palestra a maior inserção desses profissionais no processo de trabalho. “É preciso capacitar os assistentes sociais dentro da nova dimensão da política de assistência social. A instrumentalidade é fundamental para atingir os objetivos, porque cada situação exige uma forma diferenciada de condução”, diz a secretária, Maria da Conceição Vasconcelos.
Para a coordenadora de creches da secretaria, Ângela Maria Bezerra, a medida em que o capital avança sobre o trabalho se torna mais acirrada a questão social, provocando um aumento e uma mudança nas demandas da profissão, exigindo do profissional um redirecionamento do instrumental.
A palestra foi dividida em três etapas. No período da manhã, as palestrantes expuseram o tema para levar as participantes a uma reflexão. No segundo momento foram divididos grupos de acordo com os projetos. Na divisão os participantes analisaram os dados obtidos nos instrumentais e como eles estão sendo trabalhados no planejamento dos programas sociais. Durante à tarde além da exposição dos resultados dos grupos, será aberta uma discussão para que sejam lançadas propostas de mudanças. “É preciso que estejamos nos atualizando constantemente para enfrentar o número crescente de famílias desempregadas, de crianças na rua, de mendicância, porque o problema é estrutural”, conclui a secretária.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.