[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante todo o primeiro semestre de 2007 a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou diversas ações, todas com o objetivo de desenvolver um trabalho que contribua da melhor forma possível para o excelente atendimento aos alunos Portadores de Necessidades Especiais (PNEs), como explicou a responsável pela coordenação, a professora Fátima Diniz.

Dentre as principais ações é possível destacar os atendimentos médicos viabilizados por essa coordenadoria. Durante o primeiro semestre de 2007 foram 20 consultas psicológicas, dez psicomotricistas e 131 em salas de recurso. Também foi realizado o programa Saúde do Escolar, que possibilitou levar os garotos para serem submetidos a consultas e exames com fonoaudiólogos, oftalmologistas e otorrinolaringologistas. As crianças beneficiadas apresentaram em sala de aula, em algum momento, certos tipos de dificuldade.

Ao todo foram 430 exames oftalmológicos, 272 otorrinolaringológicos, 189 fonaudiológicos. Cento e quinze crianças ganharam óculos fornecidos pela Semed. Outro ponto no qual a coordenadoria de Educação Especial se destacou foi no grande número de palestras e cursos realizados. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek e Jaime Araújo foram algumas das que serviram como sede para esses eventos.

O Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh) foi o local escolhido para a realização do curso de “Atendimento ao Aluno Especial na Educação Infantil”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, que enviou técnicos à Aracaju para ministrarem o curso.

Funções

As atribuições da Coordenadoria de Educação Especial da Semed são bem variadas, todas buscando oferecer melhoria do ensino e da qualidade de vida aos alunos PNEs.

Participar de reuniões e eventos, prestar atendimento ao público – não só aos alunos – mas também a seus professores e familiares, coordenar reuniões do programa Horas de Estudo, promover cursos e viabilizar atendimentos especializados para alunos que necessitem de psicopedagogos, psicólogos e psicomotricistas são algumas delas.

Hoje, terça-feira, a equipe de Educação Especial da Semed está realizando visitas às unidades de ensino e a consultórios médicos para averiguação do atendimento oferecido e para o esclarecimento de possíveis dúvidas que os profissionais e professores venham a ter.

Para o segundo semestre de 2007 novas ações já estão programadas. Além do quarto encontro dos professores de Educação Especial, também estão previstos cursos e palestras através do Programa Horas de Estudo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.