[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, participa, no período de 28 a 30 de novembro, do I Encontro Nacional de Gestores, Coordenadores e Parceiros do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento acontece no Clube Monte Líbano, no Rio de Janeiro. Promovido pela SEAS – Secretaria de Estado de Assistência Social -, o objetivo do encontro é avaliar os avanços alcançados nesses cinco anos de existência do programa e discutir os desafios futuros.
Do município de Aracaju estão participando a secretária de assistência social, Conceição Vasconcelos, a coordenadora técnica, Yolanda Santos e as educadoras sociais, Maria Ilustra França Reis e Maria Eugênia Barros. Em Aracaju, 1050 crianças e adolescentes são assistidas pelo programa em 13 áreas de atuação. Elas desenvolvem atividades artísticas, culturais e recreativas, além de freqüentarem regularmente a escola.
O PETI foi lançado, experimentalmente, em 1996, com o objetivo de acabar com o trabalho infanto-juvenil em atividades perigosas e insalubres. No início foram atendidas 1500 crianças que trabalhavam em carvoarias de 14 municípios do Mato Grosso do Sul. Hoje o programa está presente em 1200 cidades de todos os estados brasileiros. Segundo a SEAS, o PETI já devolveu aos bancos escolares mais de 600 mil crianças e adolescentes, um aumento de mais de 40.000% em relação a 1996.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.