[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, participou do 1º Encontro de Estudantes de Pós-Graduação em Gerontologia Social, realizado na manhã desta segunda-feira, dia 29, no auditório da Secretaria de Estado da Ação Social e do Trabalho. O evento teve como objetivo proporcionar o debate de questões referentes à terceira idade, na perspectiva do envelhecimento com qualidade de vida.
Nesse encontro de estudantes de Gerontologia, ciência que estuda o envelhecimento, os cerca de 50 participantes puderam compartilhar da experiência da renomada georontóloga Nara Costa Rodrigues, ex-presidente da Associação Nacional de Gerontologia. Esta professora gaúcha conferiu uma palestra sobre políticas públicas referentes ao idoso na atual conjuntura.
Segundo a palestrante, no Brasil não existia uma política consolidada para a terceira idade até 1994. “Considerando a recente história da adoção de leis que contemplem a pessoa idosa em nosso país, oportunidades como essa são de fundamental importância para o enriquecimento da Gerontologia, podendo, inclusive, contribuir para a proposição de novas políticas voltadas ao público em questão”, afirma a georontóloga. No que se refere à iniciativa do poder público, ela parabenizou a criação da Política Municipal do Idoso em Aracaju, aprovada na gestão Marcelo Déda, em 08 de junho deste ano.
Na ocasião, foi promovido um debate, com as exposições da chefe do Departamento de Assistência Social da SMASC, Luzia Dantas Nascimento e de representantes da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Sistema Petrobras do Nordeste e da Pastoral do Idoso. Neste momento, a assistente social Luzia Dantas apresentou como a prefeitura vem atuando com a população idosa através da SMASC. “Nosso trabalho em prol da terceira idade busca o fortalecimento da auto-estima dessas pessoas. Desenvolvemos atividades sócio-educativas, estimulando a inclusão social e o exercício da cidadania nessa parcela da comunidade”, diz a assistente social.
Atualmente, a Prefeitura de Aracaju atende a mais de 1300 idosos através do Programa de Apoio à Pessoa Idosa da SMASC. Esse programa é composto por 22 grupos que se reúnem nos centros de convivência, em diversos bairros da cidade.
Após a realização da palestra e do debate, o encontro foi encerrado com a participação do grupo de dança folclórica Nova Vida, do SESC – Serviço Social do Comércio. O grupo de aposentadas deu uma demonstração de vitalidade com a Dança dos Parafusos, provando que juventude não tem idade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.