[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ontem, domingo, voluntários da Secretaria Municipal da Educação (Semed) participaram da campanha ´Praias e Rios: Vamos limpar e aprender a não sujar”. O evento, que teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de não sujar as praias, foi iniciada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e pela Frente em Defesa das Águas de Sergipe. Durante cerca de quatro horas 1.300 pessoas limparam as praias não só de Aracaju, mas também de outros municípios.

A Semed levou cerca de 30 pessoas. Estiveram presentes pais, alunos e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, localizada no Bairro Coroa do Meio. Além deles, vários moradores da comunidade que aderiram à campanha estiveram presentes, bem como a secretária municipal da Educação, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

A tenda destinada à Semed ficou localizada na praia José Sarney, embora os seis grupos tenham ido recolher lixo em outros pontos da praia. Eles iniciaram o trabalho às 10h e terminaram as 14h30, parando apenas para o almoço. Munidos de sacos plásticos e luvas, conseguiram juntar 60 sacos de lixo ao final do mutirão.

“Sem dúvida alguma que esse ato foi muito interessante para os que participaram, além de bastante divertido. Senti que a nossa presença inibia as pessoas que estavam na praia a jogar lixo na areia ou no mar. Foi um dia de ação em benefício do Meio Ambiente, válido para conscientizar todos os que estavam no local, limpando ou não. Se cada um fizer a sua parte teremos um local melhor para aproveitar”, disse a coordenadora de Projetos Sócio-Educativos da Semed, a professora Valdinete Paes.

O trabalho de limpeza e conscientização da população despertou um outro olhar dos estudantes participantes, como declararam Sandy dos Santos, 16, e Kamylla Santos Bomfim Paixão, 13, alunas da 8ª série da Emef JK e que participaram pela primeira da campanha.

“É claro que estamos aprendendo muito com isso tudo, porque, para ser sincera, mesmo sabendo o quanto é prejudicial ao meio ambiente jogar lixo na rua, às vezes nos pegamos fazendo isso. Foi um dia muito legal e serviu para me mostrar que a maior parte das pessoas não têm nenhum respeito por nossa terra. Encontramos de um tudo na limpeza, principalmente preservativo, acredita?”, declararam as estudantes.

Para elas, que moram no Bairro Coroa do Meio e conhecem de perto a realidade do local, nas próximas edições a campanha deve ter um foco maior na região da orlinha e dos arcos da Atalaia, pois segundo elas, lá a quantidade de lixo é muito grande, bem maior que a encontrada nas praias da Aruana e da Sarney. “Lá é muito grande mesmo a quantidade de lixo e isso aumenta muito nos finais de semana”, falaram.

A coordenadora fez questão de agradecer ainda o apoio que recebeu para que conseguisse levar alunos para participar do dia. “Gostaria de agradecer à Secretaria Municipal da Educação que deu o transporte, à Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que nos ajudou com a água e ao Serviço Social da Indústria (Sesi), que nos forneceu chapéus”, disse Valdinete.

Assim como as colegas de escola, Franciele dos Santos Oliveira, também aluna da 8ª série da JK se disse muito feliz com a oportunidade de ajudar o meio ambiente. “O dia foi bem interessante porque desenvolvemos atividades diferentes de conscientização. Não podemos jogar lixo nas praias, ao contrário, precisamos valorizar, já que ela pertence a todos nós”, finalizou.

Veja mais…

Prefeitura de Aracaju participa de mutirão de limpeza das praias[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.