[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ciente de que investir no setor do turismo é essencial para o desenvolvimento de qualquer cidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), firmou uma importante parceria com instituições interessadas em otimizar o potencial turístico da capital sergipana. Com lançamento previsto para o final deste mês, a ser realizado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, o Programa ´Bem Receber – Qualidade Profissional e Gestão Sustentável´ pretende qualificar o serviço prestado por pousadas e hotéis de pequeno porte em Aracaju.

O Programa já é aplicado com sucesso em algumas cidades de destaque no turismo nacional, como Ouro Preto (MG) e Chapada Diamantina (BA). Um Comitê Gestor composto por representantes do Instituto de Hospitalidade (IH), Ministério do Turismo e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), após avaliar critérios técnicos, identificou Aracaju como um dos destinos prioritários a ser contemplados.

Para a diretora de turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Tanit Bezerra, o município só tem a ganhar com o ´Bem Receber´. “Além de não ter custos para Aracaju, nossos empreendimentos e mão-de-obra serão qualificados”, destaca Tanit, ressaltando que só poderão ser beneficiados meios de hospedagem com até 50 Unidades Habitacionais (UH).

No último dia 25, aconteceu uma primeira sensibilização entre os órgãos envolvidos, com o consultor do IH Rômulo dos Santos. “A idéia principal foi que a gente conhecesse o Programa para poder mobilizar possíveis interessados”, disse Tanit, ressaltando que a escolha de Aracaju se deve ao fato de ser um destino em formação que deve ser trabalhado.

O Programa

´Bem Receber´ é um projeto aplicado pelo Ministério do Turismo, juntamente com Sebrae e IH. Apoiando a iniciativa estão o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência de Promoção, Exportação e Investimento (Apex-Brasil).

Em sua fase de aplicação, o Programa atua em duas etapas: a ´Qualidade Profissional´, onde um conjunto de ações pedagógicas é mobilizado visando apoiar o treinamento dos funcionários das empresas e a ´Gestão Sustentável´, cujo objetivo principal consiste em fornecer assistência técnica aos empreendimentos interessados em implementar os requisitos da norma ABNT NBR 15401:2006 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade. Ao final da assistência técnica, será feita uma seleção que definirá as empresas que receberão o selo de qualidade ´Bem Receber´.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 3179-3682 ou no site www.bemreceber.org.br.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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