[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Começa amanhã, dia 24, mais uma etapa do Projeto Meu Caminho, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Esse projeto tem como objetivo atender a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social que vivem nas ruas, com a perspectiva de restabelecer e fortalecer os vínculos sociais e de cidadania desses menores.
Nessa etapa, a equipe de educadores, formada por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, estará empenhada na aproximação com esse público. Para isso, esses profissionais, além de conversar com as crianças, desenvolverão atividades lúdicas, como pintura, colagem, música, entre outras brincadeiras. O trabalho será articulado com uma dupla de educadores em cada região determinada. Amanhã pela manhã, algumas duplas já entram em ação, e durante os três turnos do dia haverá parte da equipe mobilizada.
Segundo a assistente social do projeto, Selma Cavalcanti, não se pode ter uma perspectiva em termos de duração dessas atividades, pois se trata de um processo delicado, no qual pretende-se apontar as reais necessidades dessa população. “Nós pretendemos conquistar a confiança desses menores para que, nesta ação continuada, detectemos as carências que acabam levando-os para as ruas. Com isso, teremos melhores condições para buscar alternativas de amparo a essas crianças”, diz a assistente social.
A equipe de educadores desta nova fase vai atuar em sete pontos da cidade: orla da Atalaia, praças Tobias Barreto e General Valadão, rodoviária Luiz Garcia, cruzamento da avenida Nova Saneamento com a Rio de Janeiro e adjacências do shopping Jardins e do G Barbosa da Francisco Porto. Estes foram os locais em que se percebeu as maiores incidências de crianças nas ruas, a partir do mapeamento feito pela prefeitura, através da SMASC, no mês de agosto, revelando a existência de cerca de 200 crianças que moram ou passam o dia nas ruas.
“Essa ação pioneira, que a Prefeitura de Aracaju vem promovendo, não se resume a estatísticas apenas e sim agir nessas regiões, trabalhando diretamente com esses menores, vítimas da exclusão social”, afirma a coordenadora do projeto, Maria Joaquina dos Anjos Pinto. Segundo ela, o Meu Caminho vem justamente somar forças à proposta da gestão do prefeito Marcelo Déda, que é a de fazer um governo com atenção total à criança, desenvolvendo uma ação conjunta que envolve diversos programas da SMASC voltados a esse público.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.