[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Acolhimento e garantia de acesso ao SUS – uma construção de todos”. Este é o tema da VI Conferência Municipal de Saúde que se inicia amanhã, dia 27, e vai até sábado, 28, no auditório do hotel Parque dos Coqueiros. A abertura está marcada para as 19h30.
Cerca de 300 pessoas, entre representantes escolhidos pelas comunidades nos bairros de Aracaju, funcionários públicos, sindicalistas e prestadores de serviço, participarão do evento.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, o tema deste ano visa discutir a adoção de um novo modelo de atendimento e serviços no sistema municipal de saúde. “A grande discussão dessa conferência é de como iremos oferecer ao usuário, da melhor possível, os serviços básicos de saúde, possibilitando que ele opine e dê suas sugestões para dar maior qualidade ao setor”, resumiu.
Para a realização desse encontro, a secretaria promoveu 40 pré-conferências, onde foram discutidos os problemas das unidades de saúde dos cinco distritos municipais em que estão divididos os bairros de Aracaju. Nestas reuniões, os participantes também escolheram os delegados que representarão a comunidade durante a conferência.
Numa segunda fase, a secretaria sistematizou os relatórios das pré-conferências, elaborando o regimento interno e definindo os temas que seriam abordados pelos participantes ou através das palestras na 6ª conferência.
“Este encontro é a última destas três fases, e contará com 304 representantes, sendo 76 da Secretaria Municipal de Saúde, 76 eleitos nas pré-conferências, 76 das representações de classe como a CUT e o Movimento Popular de Saúde, 38 trabalhadores da área, além de 38 prestadores de serviço privado”, explicou o secretário Rogério Carvalho, acrescentando que todos participarão das plenárias e palestras com os conferencistas convidados.
Especialistas em gestão de saúde pública participarão da conferência. Entre os palestrantes, destacam-se Emerson Merthy (SP), Fausto Santos e Deborah Carvalho Malta (BH). No sábado, o evento começa às 8 horas. Ao final da conferência, os delegados irão votar e elaborar um relatório que norteará todos os projetos municipais de saúde em Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.