[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Hoje, dia 5, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, inaugura três unidades produtivas de trabalho em diferentes bairros da cidade. Duas delas destinam-se à produção de confecções e a outra terá como base a qualificação e treinamento em informática. A prefeitura ainda dará continuidade ao processo de revitalização da feira de arte e artesanato da Praça Olímpio Campos, com shows artísticos no final da tarde. Essas ações estão proporcionando a geração de trabalho e renda para os aracajuanos. O prefeito Marcelo Déda estará presente nas solenidades.
Conforme a programação, a primeira inauguração, às 15h30min, será da Unidade Produtiva de Confecções, sediada na rua Josué Carvalho de Menezes, 880, bairro Coroa do Meio. A unidade vem funcionando em caráter experimental há aproximadamente sete meses, na formação de 56 mulheres daquela comunidade, na arte de corte e costura. A produção encontra-se a todo vapor, inclusive, com uniformes para a guarda municipal e ambulantes da orla de Aracaju; vestimentas para as crianças do projeto Educarte, entre outras. A integração das aprendizes contribuiu para a formação da Cooptraju – Cooperativa de Produção e Trabalho de Aracaju., significando a geração de emprego e renda.
A Fundat transformou um barracão numa unidade de produção, reformando-o e ampliando as instalações. “Hoje, temos salas de corte, costura, silk-screen com mesa de pintura, 24 placas e máquina reveladora e de estoque de confecções; escritório, área para treinamento, sanitários, depósito e outras dependências”, afirmou Conceição Vieira, presidenta da fundação, acrescentando que foram adquiridas 14 máquinas para costuras reta e overloque.
Porto Dantas – Por volta das 16h30min, será inaugurada a Unidade Produtiva do Centro Comunitário Berenice Campos, localizada na rua Gerson Farias dos Santos, 345, bairro Porto Dantas. Naquele espaço, serão oferecidos cursos de corte e costura, bem como artesanato. O público-alvo também é a comunidade. A Fundat reformou e ampliou as instalações, investindo cerca de R$ 15 mil.
Além disso, a Prefeitura estará desenvolvendo ações integradas, envolvendo a Fundat, Secretarias de Ação Social e Cidadania, Educação e Saúde e a Sosepe – Sociedade Sergipana de pediatria.
Qualificação profissional – Dando continuidade a programação, será inaugurada a Unidade de Qualificação Profissional, na Praça Olímpio Campos, 700, às 17h30min. O espaço servirá para o desenvolvimento de cursos de informática básica. “Os interessados devem procurar se inscrever na fundação”, esclareceu Conceição Vieira, lembrando que já foram iniciadas turmas, a exemplo de um grupo de 20 idosos.
Revitalização – Simultaneamente às inaugurações, estará sendo desenvolvida uma programação cultural na Praça Olímpio Campos. Trata-se da continuidade do Projeto Freguesia, que visualiza a revitalização das feiras de arte e artesanato. O público poderá apreciar a apresentação das crianças do Projeto Educarte da Fundat, bem como o cantor Sena, entre outros artistas. Às 18h30min, o prefeito Marcelo Déda se dirigirá à praça para falar sobre o evento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.