[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A capital sergipana conta com uma frota de 2.080 táxis, entre lotação, táxi especial e bandeira. Para preservar esse mercado de trabalho, a Câmara Municipal de Aracaju sancionou a lei de número 2.862, estabelecendo que o Poder Executivo só poderá conceder novas permissões para a exploração do serviço de táxi em Aracaju, quando a população atingir o coeficiente de um táxi para cada 800 habitantes.

De acordo com Cézar Rocha, diretor de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a prestação do serviço de táxi em Aracaju melhorou significativamente por conta da própria regulamentação que a SMTT tem aplicado nos últimos anos. “A regulamentação do desconto oferecido pelos taxistas e pelas empresas de rádio táxi é um exemplo da melhoria que a classe conseguiu. Ninguém hoje pode dar um desconto maior que 18%. E isso diminuiu o sofrimento do profissional e fez também om que o usuário passasse a entender melhor a regra do desconto”, explica.

Cezar ainda ressalta que a renovação dos veículos, que tem um limite de dez anos para circularem e a capacitação dos motoristas pela SMTT, através de cursos como direção defensiva, atendimento ao cliente, legislação do trânsito, noções de inglês, espanhol e segurança no trabalho garantem que a prestação do serviço ofereça um padrão de excelência para a população.

“Se não fosse o trabalho eficiente de fiscalização da SMTT, a qualidade do serviço prestado pela categoria não teria melhorado”, afirma Tamar Monteiro Melo, taxista auxiliar há quatro anos. Atualmente, 19 fiscais são responsáveis pela vigilância dos táxis e seus condutores, garantindo a prestação de um serviço de qualidade para o usuário.

O trabalho é mantido em pontos fixos e também com uma equipe volante, que realiza rondas em diferentes pontos da cidade. A comunicação via rádio entre os fiscais também é um recurso de integração nesse trabalho. Um dos serviços prestados pela equipe de fiscais da SMTT é a aferição do Inmetro nos taxímetros dos veículos e a averiguação de toda a documentação.

Atenção ao usuário

Além do atendimento direto dos fiscais, o usuário pode participar na melhoria do serviço de transporte público, através da Ouvidoria SMTT, que atende das 7 às 18 horas através dos seguintes contatos: (79) 3249-4646 / ouvidoria@aracaju.se.gov.br ou na sede da Superintendência. Esse recurso permite ao cidadão aracajuano informar ao órgão sobre o que está fisicamente defeituoso no serviço, tirar dúvidas, dar sugestões, fazer reclamações, solicitar serviços e ainda, caso seja desrespeitado, ter seu direito assegurado.

O usuário pode participar ainda através do serviço ´Fala Cidadão´, enviando sua carta, e-mail (fala.cidadao@aracaju.se.gov.br) ou depositando sua sugestão nas urnas espalhadas pela cidade. Para atender todas as ocorrências, a Ouvidoria recebe e registra cada caso e o encaminha para o setor responsável.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.