PMA conta com Coordenadoria de Gestão do Cuidado para aperfeiçoar atendimento ao usuário da Saúde
A Cogec é composta pelas seguintes áreas técnicas: saúde da criança, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde do adulto, saúde bucal, vigilância epidemiológica e assistência farmacêutica. Cada uma delas é responsável por apurar possíveis carências em seus setores de forma a procurar meios de resolvê-las o mais rápido possível. “Verificamos os problemas e discutimos com as Redes para chegar em um acordo sobre onde melhorar”, coloca Ana Carolina, afirmando que a Cogec segue ainda os parâmetros da equidade e universalidade, previstos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para tomar conhecimento a respeito dos pontos onde focar seus esforços, a Cogec tem várias formas de monitoramento, como o Sistema Municipal de Informações da Saúde (Simis) e os colegiados das Unidades de Saúde da Família (USF). Outra medida de apuração está nas trocas de informações periódicas com os coordenadores das Redes. Caso necessário, a Cogec, que ainda trabalha junto à ouvidoria da Saúde, envia funcionários competentes para verificar determinadas denúncias.
Diante da falta de determinado equipamento ou profissional, por exemplo, a Coordenadoria atua fazendo convênios com o Ministério da Saúde para obter recursos. “Damos suporte técnico com protocolos, programas e orientações para que as Redes funcionem com qualidade. A preocupação é se o usuário está sendo bem atendido em todas as redes”, diz Ana Carolina lembrando que, se necessário, sua coordenadoria ainda auxilia na regularização da distribuição de medicamentos.
Veja mais…
Rede de Atenção Psicossocial da PMA é modelo[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]