[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Oferecer uma resposta imediata às principais demandas da comunidade mais carente de Aracaju. Este é o objetivo principal da Ação Integrada que está sendo planejada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, há cerca de um mês, e que contará com a participação efetiva e conjunta de diversas secretarias municipais a partir do próximo dia 18.
O prefeito Marcelo Deda está coordenando pessoalmente esta iniciativa que contará com a atuação das secretarias e órgãos municipais cujas atribuições vão desde a implementação da infra-estrutura urbanística, ao desenvolvimento de programas sociais e educativos para mudar a atual situação do bairro.
“Um instrumento fundamental para definirmos o nosso foco de atuação foi a própria participação popular através do orçamento participativo. Nele, a população expressou as suas principais necessidades e, sobretudo, o que é prioritário para ser realizado”, enfatizou o prefeito.
Dentro dessa premissa, no período de 18 a 25 de maio, a prefeitura irá promover o atendimento de antigas reivindicações da comunidade como a recuperação da avenida Alexandre Alcino, a principal via de acesso ao bairro; a pavimentação asfáltica da área da feira e a construção do revestimento primário nas ruas dos conjuntos Padre Pedro e Antônio Carlos Valadares que não contam com nenhuma infra-estrutura.
Segundo o presidente da Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização -, Sérgio Ferrari, estas são obras que podem ser realizadas em caráter emergencial já promovendo uma significativa melhoria nas condições de habitabilidade oferecidas aos moradores.
Também seguindo este propósito as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e a Fundat e Funcaju também levarão seus projetos-piloto para o Santa Maria de forma integrada às ações de infra-estrutura para oferecer uma linha de ação eficiente na mudança do panorama local.
Segundo o prefeito Marcelo Déda, conforme ficou definido numa recente reunião com o secretariado e representantes da ONG Missão Criança, realizada na última terça-feira, 30 de abril, o bairro Santa Maria é uma absoluta prioridade para a administração municipal, e esta primeira intervenção incisiva é o primeiro passo de uma grande iniciativa que mudará a abordagem da administração em relação às localidades carentes utilizando a metodologia de trabalho integrado, onde todas as secretarias apresentarão suas respectivas respostas aos problemas da comunidade.

CAPACITAÇÃO

Obedecendo as determinações do prefeito as secretarias municipais já começaram a se articular e, inclusive, já foi realizada a capacitação de representantes de diversas secretarias numa parceria entre o Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância -, e a Missão Criança Aracaju.
Nesta capacitação, realizada de 15 a 19 de abril, foram formados os gestores governamentais da ação integrada que serão responsáveis pela interação entre os programas desenvolvidos nas respectivas secretarias direcionando-os para o atendimento das principais demandas do bairro Santa Maria.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.