[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, iniciou na primeira semana de outubro as obras de construção da guarita de segurança e o assentamento da balança de pesagem dos caminhões de lixo da capital. A previsão é de que até o final deste mês essas obras estarão com 90% dos trabalhos concluídos.
O local onde a balança vai ser instalada, na entrada da lixeira da Terra Dura, foi limpo e técnicos iniciaram a marcação da área onde está sendo construído o poço que servirá de base para a instalação da balança e a guarita de fiscalização. Todo o processo de aferição e pesagem do lixo passa a ser feito dentro do terreno da Prefeitura Municipal de Aracaju e não mais no terreno que pertencia à Empresa Torre, contratada para realizar a coleta de lixo na capital.
O trabalho de concretagem da base do poço já foi finalizado. A equipe que está executando as obras está levantando as paredes e até a próxima quinta-feira o poço onde a balança será instalada deve estar totalmente concluído. A guarita onde os fiscais da Emsurb realizarão o controle de entrada e saída dos caminhões está sendo erguida e a previsão é de que até o final do mês 90% de todo o serviço estará concluído.
Segundo o coordenador de Aterro Controlado e Balança da Emsurb, o técnico industrial José Graciliano Moura Santana, que está acompanhando as obras, no máximo até a primeira quinzena de dezembro a obra será entregue, iniciando o serviço de montagem da balança e estruturação da guarita. José Graciliano informou também que até o final do próximo mês a Emsurb estará colocando em funcionamento a balança de pesagem.
Segundo o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, a obra se torna importante porque o processo de aferição e pesagem do lixo passa a ser totalmente feito dentro do terreno da Prefeitura de Aracaju. “Ainda realizamos essa pesagem num terreno que pertence à Empresa Torre, contratada para realizar a coleta de lixo na capital. Esperamos dessa forma controlar todo o acesso de caminhões à área já no próximo mês”, informou Osvaldo Nascimento.
A área onde serão instalados os equipamentos situa-se na entrada da lixeira da Terra Dura e possui 2.500 metros quadrados. A guarita – onde ficarão os fiscais da balança, o computador que registra a pesagem dos veículos e os guardas municipais – terá banheiro e sala com 6,75 metros quadrados, além de vidros nas laterais, laje na cobertura e grades de proteção. O acesso – entrada e saída – à estrada asfaltada será feito em paralelepípedo. Quanto à questão da energia da área, um gerador será instalado. Fiscais da Emsurb, auxiliados pela Guarda Municipal e Polícia Militar, farão o controle na entrada da lixeira durante as 24 horas do dia, durante sete dias por semana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.