[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Polícia Militar de Sergipe divulgou na manhã desta quinta-feira, 29, durante café da manhã oferecido à imprensa no Quartel do Comando Geral, o plano de segurança para os festejos juninos de 2008 em Aracaju e nos outros três municípios da região metropolitana. Somando os efetivos nos diversos eventos, a PM totalizará cerca de 13,5 mil soldados empregados durante o período, um aumento superior a 30% em comparação com 2007.

A programação começa nesta sexta-feira, 30, com a abertura do Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro. A festa contará com 150 policiais em cada um dos 16 dias de shows, a serem realizados no conjunto João Alves Filho. O mesmo acontece com o município de Barra dos Coqueiros, que terá 70 militares em cada um dos sete dias de forró. Já em São Cristóvão, serão 50 homens e mulheres fardados nos 10 dias de apresentações artísticas.

A capital receberá o maior contingente. Cerca de 314 soldados irão trabalhar em cada um dos 14 dias do Forró Caju, na praça Hilton Lopes, no Centro. Já o Arraiá do Povo, na praça de eventos da Orla de Atalaia, somará 265 policiais a cada um dos 12 dias. Somadas as escalas de todos os grandes eventos da região metropolitana nesses 32 dias de forró, o resultado aponta para um número de 12 mil integrantes da PM em serviço.

A coordenação e a escala dos militares estaduais foram minuciosamente preparadas para os dias de maior público nos festejos. Nas vésperas e nos dias de São JOão e São Pedro, por exemplo, o efetivo empregado quase triplica. Em 23 e 24 de junho, serão 670 policiais trabalhando ao mesmo tempo em quatro grandes eventos simultâneos. Já em 28 e 29 deste mês, o número de eventos sobre para cinco e contingente diário chega a 900 pessoas.

Além disso, o Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) levará outros 1500 soldados a dezenas de pequenos eventos nos bairros. Essas comemorações foram cadastradas através de ofício de seus organizadores solicitando reforço na segurança e vão desde arraiás nas associações de moradores até movimentadas cavalgadas. A maioria receberá a atenção das próprias patrulhas comunitárias e reforço de outras unidades próximas.

Apoio

A apresentação à imprensa foi aberta pelo comandante geral da PM, coronel José Péricles Menezes de Oliveira, que enfatizou o esforço do Governo de Sergipe para garantir a tranquilidade e a animação nos diversos arraiás. "Mobilizamos a tropa para aumentar a presença ostensiva em todos os festejos juninos sem, no entato, prejudicar o policiamento normal em nenhum dos municípios do Estado", enfatizou.

De acordo com Péricles, a Polícia Militar oferecerá remuneração a mais aos policiais que trabalharem em seus horários de folga, aumentando assim a capacidade de cobertura da instituição. "Através de ato do Governo, a PM passou a contar com uma gratificação para atividades extraordinárias, que será paga aos militares empregados nos eventos do calendário oficial do Estado, a exemplo do São João", explicou.

Durante a explanação, o oficial contou com o auxílio de seus auxiliares comandantes do Policiamento da Capital (CPMC), coronel Genário dos Santos João, e do Interior (CPMI), coronel Albino de Brito Gomes. Na oportunidade, ambos explicaram a aplicação da tropa nos 75 municípios de Sergipe. No entanto, o coronel Brito explicou porque a PM divulgou oficialmente apenas o plano de segurança da região metropolitana.

"Na maioria das cidades do interior, as prefeituras ainda não fecharam suas programações, não permitindo que concluíssemos a distribuição total. No entanto, já temos garantido, por exemplo, que cidades como Itabaiana terão, no mínimo, 140 policiais por dia. O mesmo acontecerá em Estância, com 50 em cada forró. Isso acontece tanto nos grandes arraiás como nos pequenos eventos em cada município", adiantou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.