[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) tem um importante papel no trabalho de prevenção do câncer de colo uterino, uma das doenças que mais mata mulheres em todo o Brasil. A unidade é a única de saúde pública em Sergipe que realiza cirurgia de alta freqüência (CAF), procedimento que permite a retirada de lesões precursoras da doença, sem causar danos maiores ao útero. Só nos primeiros cinco meses deste ano, mais de 200 pacientes já se submeteram ao procedimento

Segundo a ginecologista Vanessa Monte, o método é simples, rápido e eficaz. "Como se trata de um procedimento cirúrgico realizado em ambulatório, dispensa internamento e requer apenas anestesia local. A paciente é liberada logo em seguida e a única recomendação é de abstinência sexual por 30 dias", informa Vanessa, ao destacar que a CAF já salvou a vida de milhares de pacientes. No ano passado, aproximadamente 600 mulheres foram beneficiadas com o método.

A médica explica que as lesões no colo do útero são detectadas através do exame citopatológico, também conhecido como Papanicolau. "Elas são provenientes do papiloma vírus humano (HPV), transmitido por meio das relações sexuais. É importante frisar que, embora a maioria das pacientes tenha idade entre 30 e 50 anos, não existe uma faixa etária específica para o surgimento dessas lesões", comentou.

Kátia Valença, gerente de Serviços do Centro, alerta para a importância dos exames preventivos, segundo ela, a melhor maneira de diagnosticar qualquer doença. "É indispensável que as mulheres façam regularmente seus exames. O diagnóstico antecipado dá mais chances às pacientes, pois permite que o médico dê início ao tratamento antes que o problema se agrave", afirmou.

Acompanhamento

A equipe responsável pela cirurgia de alta freqüência é composta por cinco médicos e uma enfermeira. Esses profissionais atendem em média 50 mulheres por semana. "São pacientes que estão se preparando e outras tantas que já se submeteram à cirurgia. Acompanhamos cada caso durante aproximadamente dois anos, já que essas lesões podem aparecer novamente", frisou Kátia.

Além da cirurgia de alta freqüência, a unidade oferece outros serviços especializados de prevenção, diagnóstico e tratamento para uma série de doenças que atingem as mulheres. São ultrasonografias, eletrocardiograma, mamografia, mastologia e realização de pré-natal em gestações de alto risco. O atendimento para esses e outros serviços é feito com igualdade de acesso para as moradoras dos 75 municípios sergipanos.

O Caism funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A unidade está localizada no Centro Administrativo Augusto Franco, na Avenida Tancredo Neves, s/nº, bairro Capucho, em Aracaju. Os telefones são (79) 3218-9400 e 3259-2885.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.