[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quarta-feira, 30, e na quinta-feira, 31, será realizada, no Hotel Parque das Águas, a Planária Estadual de Economia Solidária. Com a participação de 50 delegados, eleitos nas cinco plenárias regionais que aconteceram durante todo o mês de janeiro envolvendo os 75 municípios sergipanos, a Plenária Estadual visa aprofundar a discussão sobre a economia solidária, eleger os delegados que representarão Sergipe na Plenária Nacional e eleger a coordenação do Fórum Estadual de Economia Solidária de Sergipe (FES-SE).

Com o tema ‘Uma outra economia é possível’, a economia solidária é fruto da organização de trabalhadores na construção de novas relações econômicas e sociais, com práticas fundadas em relações de colaboração solidária, inspiradas por valores culturais que colocam o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica, privilegiando o trabalho coletivo, autogestão, justiça social, cuidado com o meio ambiente e responsabilidade com as gerações futuras.

Organizada pela comissão de reestruturação do FES-SE, a Plenária Estadual começou a ser construída nas plenárias regionais. Os municípios sergipanos foram organizados em cinco regiões com municípios-sede. A primeira plenária regional aconteceu no dia 18 de janeiro, em Propriá, e envolveu as cidades de Propriá, Brejo Grande, Pacatuba, Ilha das Flores, Santana do São Francisco, Japoatã, Cedro de São João, Telha, Neopólis, Amparo de São Francisco, São Francisco, Canhoba, Malhada dos Bois, Muribeca, Capela, Japaratuba, General Maynard, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes e Aquidabã.

A segunda plenária regional aconteceu em Salgado, com Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru, Umbaúba, Lagarto, Poço Verde, Riachão do Dantas, Simão Dias, Tobias Barreto. A terceira foi em Aracaju, com São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda, Nossa Senhora do Socorro,Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Divina Pastora, Maruim, Carmopólis, Riachuelo, Santo Amaro, Rosário do Catete e Pirambu.

A quarta plenária aconteceu em Monte Alegre, com representantes dos municípios de Glória, Porto da Folha, Poço Redondo, Canindé, Itabi, Gracho Cardoso, Feira Nova, Nossa Senhora das Dores, Cumbe, Siriri. A quinta e última foi em Frei Paulo, contando com as cidades de Campo do Brito, Carira, Pinhão, Pedra Mole, Itabaiana, Macambira, N.Sra. Aparecida, São Miguel, Ribeiropólis, Moita Bonita, Santa Rosa de Lima, Malhador, Areia Branca, São Domingos.

A IV Plenária Nacional vai acontecer no mês de março. Ela vai reunir delegados de todo o Brasil e é realizada pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), que visa realizar um debate aprofundado sobre a sua atuação e os rumos do movimento de Economia Solidária no país, depois da realização da I Conferência Nacional de Economia Solidária e da implantação do Conselho Nacional de Economia Solidária.

Sergipe

O Fórum Estadual de Economia Solidária de Sergipe é um espaço permanente de articulação, formação, discussão, fomento e proposição de políticas públicas no campo da economia solidária e seu objetivo é articular e fortalecer o movimento da economia solidária em Sergipe, contribuindo para a conquista de políticas públicas e para a construção de um novo modelo de desenvolvimento, sustentável e solidário.

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), participa da comissão de reestruturação do FES-SE como gestor público. "Um de nossos objetivos é promover o fortalecimento e a divulgação da economia solidária, mediante políticas integradas, visando a geração de trabalho e renda, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento justo e solidário", explicou Ancelmo Amaral, diretor do Departamento de Inclusão Produtiva da Seides.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.