Plenária final da Conferência Municipal de Saúde aprova políticas públicas
Os delegados usuários, trabalhadores, gestores e prestadores participaram ativamente deste evento, que tem como principal objetivo aperfeiçoar o projeto Saúde Todo Dia, hoje modelo para outras cidades. Para que esse objetivo seja alcançado a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), busca dar um maior espaço para as pessoas que formam o sistema de saúde, de gestores a usuários.
“A Conferência é um momento onde se colocam todas as questões que envolvem a saúde do nosso município. Através das discussões, as pessoas têm a oportunidade de defender a permanência de ações ou alterá-las sugerindo outras”, afirmou o secretário de Saúde, Rogério Carvalho.
Na votação foram consolidadas propostas envolvendo toda a área da Saúde Municipal, atualmente composta pela Rede de Atenção Básica, Atenção Psicossocial, Urgência e Emergência, Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar. As propostas aprovadas nesta Conferência vão formar um relatório e serão transformadas em políticas do município, sendo que algumas já são políticas em desenvolvimento. As questões apresentadas estavam baseadas no relatório feito pela Ouvidoria da SMS.
HOMENAGEM
Durante a realização da Conferência o grupo teatral da Acudicria (Associação dos Curadores dos Direitos da Criança e do Adolescente) apresentou uma peça sobre a assistência médica oferecida no município de Aracaju, destacando o atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), exemplo de serviço público eficiente e de qualidade.
O grupo fez uma homenagem ao secretário Rogério Carvalho, relembrando o compromisso firmado com a Ong. Através deste convênio foi colocado em prática um projeto de prevenção de DST’s / AIDS voltado para crianças e adolescentes de rua e de bairros carentes.
A Acudicria é uma Ong que trabalha com o público infanto-juvenil desenvolvendo atividades em várias áreas, entre elas a saúde. “Nós temos muito a agradecer ao secretário Rogério Carvalho e ao prefeito Marcelo Déda pelo apoio dado ao nosso trabalho. Foi com este apoio que conseguimos tirar mais de 150 crianças da rua”, afirmou a coordenadora da Ong, Roseane Patrícia de Lima.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Plenária final da Conferência Municipal de Saúde aprova políticas públicas – Votação na plenária final