[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O período de inverno proporciona a intensificação do plantio de novas mudas nas praças e canteiros da cidade. Para suprir a demanda de plantio de mudas nesses logradouros, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) aumentou o cultivo de plantas, respeitando o ciclo de chuvas e escolhendo locais mais propícios à execução dos serviços.

De acordo com o coordenador do Horto, Ademilson Vieira, atualmente o espaço vem produzindo 150 mil mudas, para uma demanda de 30 mil por mês. A previsão da Emsurb é, com o aumento das chuvas, elevar em 50% a demanda de mudas a serem plantadas na cidade. São 40 espécies de plantas, dentre elas as floríferas, arbustos e árvores. “São muitas as espécies. Temos que analisar o desenvolvimento de cada uma, para só assim poder levá-las para o local definido, praça ou canteiro de avenidas”, informou.

Boa parte da produção do Horto é direcionada para replantio, por motivos diversos. “A reposição de plantas ocorre em virtude do encerramento do ciclo de vida da espécie, por excesso de água causado por alagamentos, ou mesmo por atos de vandalismo”, explicou o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Maia. Uma outra parte segue para jardinagem de outras áreas públicas.

Dezessete agentes auxiliam o processo de desenvolvimento das plantas na estufa ou no criatório do Horto. Primeiro as sementes são colocadas em bandejas, levando-as em seguida para a estufa. Depois de cinco dias, após a germinação, são passadas para bolsas (mudas) e quando atingirem 15 centímetros levadas para o local definitivo.

A adaptação dessas mudas nas praças e canteiros é rápida, pois antes de iniciar o plantio o local é examinado para averiguar o tipo de espécie que é apropriado para o plantio. “Não é qualquer planta que vai para qualquer canteiro de avenida, por exemplo. Existem fatores que influenciam na escolha da espécie, como o calor, a luminosidade, fluxo de carros e pessoas. É de nosso dever cuidar delas também após a saída do Horto”, comentou Ademilson Vieira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.