[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Marcelo Déda Chagas, prefeito reeleito de Aracaju, é nascido no município de Simão Dias (SE), no dia 11 de março de 1960. Filho de Manoel Celestino Chagas e Zilda Déda Chagas, ele é formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ex-deputado estadual, duas vezes deputado federal, o prefeito Marcelo Déda começou sua militância política no movimento estudantil em Aracaju. Na UFS, presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE), em 81-82. Participou também da criação do Partido dos Trabalhadores em Sergipe.

No tempo de universidade, Marcelo Déda lecionou história em Aracaju. Já graduado, atuou como advogado de vários sindicatos de trabalhadores. Foi também advogado do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), em Aracaju, e consultor e assessor jurídico do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), em Brasília (DF).

Quando exerceu o mandato de deputado federal, Déda foi por duas vezes líder do bloco de oposição na Câmara Federal, merecendo constantemente destaque na imprensa nacional pela sua atuação no parlamento. Já como prefeito de Aracaju, foi coordenador geral da Frente Nacional de Prefeitos, inaugurando uma nova fórmula de diálogo entre os principais municípios brasileiros e o Governo Federal.

Reeleito em 2004 com 71,3% dos votos na capital, Marcelo Déda é apontado hoje como referência para o Brasil na administração municipal. Realizou durante os quatro anos do seu primeiro mandato grandes obras sociais e de infra-estrutura em todos os bairros da cidade. Entre elas, a implantação do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que mais tarde virou modelo para o Brasil.

Outras grandes obras da primeira gestão do prefeito Marcelo Déda foram a urbanização da avenida São Paulo, a construção da orla do bairro Industrial, o recapeamento asfáltico de mais de 200 quilômetros de ruas e avenidas em Aracaju, a construção de mais de 10 unidades de saúde, a reurbanização do bairro Coroa do Meio, reforma dos calçadões do Centro comercial, entre outras.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.