Parceria entre Prefeitura de Aracaju e Fundação Banco do Brasil beneficia 300 estudantes
Alunos da 1ª a 8ª séries de quatro escolas da região do Mosqueiro, que estariam em ócio e sujeitas às más influências da rua, aproveitam esse tempo para praticar diversas modalidades esportivas (futebol, handbol, vôlei) e também aulas de teatro, música, dança, artes visuais, saúde e meio ambiente. A cada dia duas escolas são atendidas, num trabalho amplo que serve de complemento para as aulas normais. Após as atividades eles ainda recebem lanche.
“O projeto atende o Brasil inteiro e em Sergipe já existe há 15 anos. A associação oferece o local e todos os professores e monitores são da Semed. Além disso, temos parcerias com diversos órgãos, o que permite um trabalho muito vasto. Na área de saúde, por exemplo, tivemos palestras sobre saúde bucal com um grupo de teatro”, informou a coordenadora pedagógica, Eusanir Gomes, acrescentando que estão sempre em busca de novos parceiros para expandir o projeto ainda mais.
Atividades diversificadas
Inicialmente as atividades eram basicamente voltadas para a prática de esportes, depois foram ampliadas para incluir também o desenvolvimento artístico de crianças e adolescentes. O arte-educador Rodrigo Monteiro conta que busca em suas aulas o aguçamento da sensibilidade visual, através do trabalho com desenhos e escultura em borracha. “Eu cheguei meio preocupado, porque eles estavam muito acostumados com esportes e poderiam não gostar, mas me enganei. Fiquei bem impressionado com a receptividade”, conta.
A pequena Raniele Santos Xavier, 10 anos, aluna da EMEF José Carlos Teixeira, confirma isso. Para ela essa é uma das suas aulas favoritas. “Acho muito bom aqui, a gente brinca de vôlei, queimado. O que eu mais gosto de fazer é de desenhar”, disse. Segundo a coordenadora Eusanir Gomes, sempre se busca a interatividade entre todas as áreas. “Acabamos descobrindo alguns talentos, o que acontece em cada modalidade. O projeto existe para isso”, confirmou.
Uma das áreas bastante trabalhadas com os jovens é o respeito com o meio ambiente e como parte da programação, foram realizadas palestras e visitas às praias para expandir o tema. “Nós trabalhamos a conscientização quanto ao cuidado com o meio ambiente, mas para muitas crianças é uma das poucas oportunidades de conhecer o mar, de entrar na água. Durante as aulas as atividades são direcionadas, aqui na praia elas ficam mais livres”, explicou a estagiária de educação física, Acácia Priscila Lírio.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Parceria entre Prefeitura de Aracaju e Fundação Banco do Brasil beneficia 300 estudantes – Fotos: Márcio Garcez