[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A busca pela auto-sustentação e melhoria nas condições de vida da população aracajuana é uma constante preocupação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Neste sentido, a Semasc vem proporcionando cursos profissionalizantes por meio do Programa de Inclusão Produtiva para atender demandas das famílias de baixa renda, especialmente aquelas beneficiárias do Programa Bolsa Família, criado pelo Governo Federal para amparar famílias que vivem abaixo da linha de pobreza no país.

Com o intuito de profissionalizá-las e incentivar a autonomia financeira destas famílias, a Prefeitura de Aracaju firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de atender 30 pessoas que concluíram cursos profissionalizantes do Programa de Inclusão Produtiva para aperfeiçoar conhecimentos e incentivá-las ao empreendedorismo. O curso de aperfeiçoamento, que teve início na segunda-feira, terá carga horária de 72 horas/aula, com conhecimentos específicos sobre técnicas de vendas e trabalho coletivo, na perspectiva de despertá-los para o associativismo, cooperativismo e empreendedorismo.

Os alunos foram selecionados de acordo com o interesse e desempenho de cada aluno interessado. São pessoas que participaram dos Cursos de Renda Irlandesa, Bijuteria e Higiene e Beleza promovidos pela Semasc por meio do Programa de Inclusão Produtiva. “Esta é uma ação complementar e tem como objetivo promover uma elevação na auto-estima destas pessoas para que elas possam ser inseridas no mercado de trabalho”, informa a coordenadora dos Programas de Proteção Básica Especial da Semasc, Yolanda de Oliveira Santos. “Muitas vezes, essas pessoas são capazes, mas o que falta é acreditar no potencial delas e é justamente o que nós, da Semasc, estamos fazendo. Nós acreditamos e incentivamos, disponibilizando total apóio para estas famílias”, completou a coordenadora.

Os cursos estão sendo realizados no Sebrae/SE. “Estamos disponibilizando também vales-transporte para facilitar ainda mais a vida destas famílias”, comenta Yolanda. Além de fazer o encaminhamento destas pessoas para os cursos de aperfeiçoamento no Sebrae, a Semasc também fará um acompanhamento permanente dos alunos. “Isso é para incentivar e mostrar a importância que estes cursos irão ter na vida de cada um”, completou a coordenadora da Semasc. “Essa é mais uma porta de saída para que essas pessoas, que fazem parte do Programa Bolsa Família, possam ter meios e condições de uma vida mais tranqüila”, disse Yolanda Santos.

O Sebrae em Sergipe também comemora a parceria. Na avaliação do gerente da Unidade Políticas Públicas do Sebrae/SE, José Américo Santos, a parceria firmada com a Semasc se firmará como um compromisso em defesa dos interesses da sociedade aracajuana. “Nosso objetivo é transformar a vida dessas pessoas e que elas encontrem uma porta de saída e possam ter seu próprio sustento, independente do Bolsa Família”, destacou Américo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.