[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na noite da última quinta-feira, dia 25, na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, a primeira turma do curso de informática voltado para frentistas recebeu o certificado de conclusão. A ação é resultado da parceria firmada entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), e o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Sergipe (Sindpese). A proposta é capacitar os frentistas que desempenham a função em Aracaju, para que os mesmos possam oferecer melhores serviços ao consumidor e, conseqüentemente, ter mais condições de concorrer no competitivo mercado de trabalho.

A inclusão digital se tornou necessária em qualquer atividade profissional e a evolução tecnológica não dá trégua. É preciso acompanhar as mudanças para permanecer exercendo a profissão. Atualmente, o frentista opera a bomba, por meio da digitalização, para abastecer, e precisa saber como operar os computadores para emissão de cupom fiscal e ainda, operar cartões de crédito e outros serviços que os postos de combustíveis oferecem.

A primeira turma de frentistas a concluir o curso serviu como exemplo para as demais. O treinamento perdurou por dois meses e meio, com aulas diárias de duas horas, das 19h30 às 21h30. Os alunos tiveram ainda aulas de relações interpessoais, ministradas pelo consultor Walter Leandro Silva, que provocou uma `revolução´ entre os participantes, elevando a auto-estima e, inclusive, conseguindo resolver conflitos, o que proporcionou a integração da turma.

Entrega dos certificados

O momento foi de satisfação e euforia diante do esforço de todos para freqüentar o curso depois de um dia cansativo de trabalho. A treinanda Marta Maria Silva Resende declarou que o curso foi de extrema importância para o desenvolvimento da atividade. “Tenho certeza que todos nós estamos enxergando a nossa profissão de maneira diferente. É uma nova visão quando a gente adentra no mundo da informática”, disse.
Marta Resende aproveitou a oportunidade para agradecer à Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundat, e ao Sindpese. “Realmente, os presidentes da Fundat e do Sindpese demonstraram ser homens sensíveis à necessidade da capacitação profissional. Nós estamos de parabéns, bem como Carlos Magno e Luciano Levita”, afirmou.

O instrutor do curso, o técnico em informática Robson Lúcio da Silva, declarou que a turma foi surpreendente, denotando um diferencial. “Ministramos aulas para profissionais que tinham sede de aprendizado. Parabenizo a todos pelo esforço, registrando que o índice de comparecimento foi de 100%”, apontou.

A representante da Unidade de Qualificação Profissional da Fundat, a técnica Regina Lima de Souza, parabenizou a turma, especificando que uma etapa foi ultrapassada. “Não parem por aqui. A capacitação é o meio para a melhoria na qualidade de vida”, declarou.

O presidente do Sindpese, Luciano Rollemberg Levita, esclareceu que a parceria está dando certo, resultando na capacitação profissional dos frentistas. “Para nós, donos de postos, é importante a qualificação dos nossos colaboradores, porque vamos oferecer melhores serviços aos consumidores, além de ser uma realização pessoal de cada um – o conhecimento”, afirmou.

Levita destacou que o prefeito Edvaldo Nogueira é um administrador que realmente se preocupa com a inclusão digital dos cidadãos. “Sei que o Carlos Magno segue à risca as determinações do prefeito e, nessa oportunidade, quero lembrar que os destinos da Fundat estão sendo bem conduzidos, porque tem à frente um homem sério e compromissado com a missão do órgão que dirige”, apontou.

O presidente da Fundat, Carlos Magno, afirmou que aquela primeira turma era um exemplo positivo. “O pontapé inicial foi dado com um resultado excelente. É esse o papel do órgão público, levar benefícios aos cidadãos. Todos estão de parabéns porque são vendedores”, declarou.

Magno lembrou que mais duas turmas estão no treinamento de informática, naquela unidade, nos períodos da manhã e tarde. “Essa parceria terá continuidade. Não vamos parar por aqui. Vamos qualificar essa categoria em outros cursos”, garantiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.