[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Um grupo de homens e mulheres que cumprem penas alternativas na Justiça foi inserido no primeiro curso de qualificação profissional pela parceria da Prefeitura de Aracaju e o Tribunal de Justiça. Na manhã de hoje, 1º de dezembro, 16 participantes receberam os certificados de conclusão do curso de Agente de Limpeza. A solenidade de encerramento aconteceu na Vara de Execução de Medidas e Penas Alternativas, situada na rua Central, n° 3, conjunto Orlando Dantas.

Ana Isabel Fonseca, assessora da juíza Maria da Conceição da Silva Santos, uma das idealizadoras dessa parceria para inserir cidadãos que cumprem penas alternativas à ressocialização, fala da importância do trabalho desenvolvido. “A Vara de Execução de Medidas e Penas Alternativas executa de forma positiva e grandiosa o trabalho de ressocialização de pessoas que, cumprindo uma pena ou uma medida restritiva de direitos, têm a oportunidade de estar fazendo cursos como este, de Agente de Limpeza, o qual fora firmado com a Fundat e o Tribunal de Justiça”, afirma. “É uma parceria ímpar. A Vara de Execução de Medidas e Penas Alternativas almeja firmar outras parcerias neste porte,” complementa a assessora.

“O prefeito Marcelo Déda coloca em prática o convênio que ele celebrou com o Tribunal de Justiça, na pessoa da desembargadora Marilza Maynard. Hoje nós já estamos colhendo frutos, com a realização desse primeiro curso e procuraremos também através da Fundação Municipal do Trabalho, no lado da intermediação da mão-de-obra, inserir essas pessoas com a sua empregabilidade. Esse é o papel da Fundat e uma determinação básica do prefeito Marcelo Déda”, ressalta o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano.

A aluna Sayonara Cisneiro de Oliveira emocionou a todos os presentes quando falou da sua trajetória pessoal e de como estava se sentido no dia de hoje. “É como se nós estivéssemos no meio do mar, sozinhos e de repente aparecesse um tronco que pudéssemos agarrar para nos salvar… Assim foi essa oportunidade, pois estávamos sozinhos. Eu nem mesmo acreditava na justiça e hoje eu vejo que a justiça é por mim e é por todos. Não estamos desamparados, agora chegou a vez de um novo começo”, disse Sayonara.

A primeira Dama Eliane Aquino, também prestigiou o encerramento do curso e disse que a Prefeitura esta completamente empenhada nesse processo. “Nós acreditamos que o retorno desse trabalho prestado é para a sociedade, esperamos que as parcerias se consolidem, essa união é muito importante. Que outras turmas venham”, comenta Eliane.

Durante o curso de Agente de Limpeza o aluno Yan Thiago Monteiro mostrou aos colegas seus trabalhos de pintura em tela, apresentando um outro talento, e sendo muito elogiado pelos técnicos da Fundat e a equipe do Tribunal. “Me senti muito bem em fazer esse curso, quero ainda ter a oportunidade de fazer outros. Além de poder compartilhar minhas pinturas com os meus colegas que me incentivaram muito para continuar pintando. Já vou começar a procurar emprego como agente de limpeza e continuar com a pintura”, comentou o aluno.

Para a promotora Verônica Lazar Amado, essa preocupação de profissionalizar as pessoas que estão cumprindo penas ou medidas alternativas é uma iniciativa fantástica. “Nós temos que nos preocupar com a profissionalização e com a abertura de trabalho para esse pessoal, que fica muito sem perspectiva diante do cometimento de alguma infração penal. Então, tanto o Estado quanto a sociedade tem a obrigação de dar assistência social, educacional a essas pessoas, oferecendo ainda uma perspectiva de trabalho. E só se profissionalizando é que eles poderão ser inseridos no mercado de trabalho”, diz a promotora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.