[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Um bom número de crianças participou na tarde de hoje, dia 10, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Jaime Araújo, no bairro Soledade, do segundo dia de palestras sobre meio ambiente e limpeza urbana, promovidas pela Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – em parceria com a Semed – Secretaria Municipal de Educação. O evento teve início na terça-feira, na Escola Laonte Gama, no Santa Maria, e o objetivo é criar uma consciência nas crianças, com idade entre 11 e 14 anos, para a importância da preservação ambiental e a questão da limpeza urbana, passando informações para evitar queimadas e desmatamentos, não jogar lixo nos rios e incentivar a reciclagem.
Segundo a consultora na área de Meio Ambiente da Emsurb, Leonilde Gomes da Silva Agra, contratada para proferir as palestras, nesses dois dias houve uma boa participação dos estudantes, que foram bastante receptivos quanto aos assuntos abordados. Leonilde destaca que essas palestras têm não só a finalidade de alertar para a preocupação com o meio ambiente, mas também abrem caminho para o desenvolvimento de outros projetos que interagem com a comunidade em geral.
O presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, ressaltou que o objetivo das palestras está sendo atingido, pois vem despertando o interesse dessas crianças para as questões relativas ao Meio Ambiente.
Dentro dessa perspectiva, já estão acontecendo algumas reuniões com professores dessas escolas para o desenvolvimento de outras palestras e inclusive realização de cursos tendo as questões ambiental e de limpeza urbana como temas centrais, onde os programas de Coleta Seletiva e Bota Fora serão abordados.
Com essas palestras, a Emsurb traz uma nova metodologia de trabalho para as questões sobre tratamento do lixo, reciclagem e o processo de preservação do Meio Ambiente como um todo. “É uma nova forma de promover a educação ambiental”, acrescenta Leonilde. E os resultados começam a aparecer a partir também do interesse da própria comunidade, que sente a necessidade da empresa ampliar as ações e promover para crianças e adultos oficinas de capacitação de multiplicadores.
O ciclo de palestras, em parceria com a Semed, encerra amanhã, dia 11, às 15 horas, na Escola Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão. Mas o programa continua sendo executado nas comunidades da capital, a exemplo da oficina de reaproveitamento de plásticos realizada, anteriormente, no conjunto Bugio, no dia 20 de setembro. “É uma iniciativa bastante positiva da Emsurb promover esse tipo de trabalho, pois motiva a participação da comunidade nas ações de tratamento do lixo e preservação ambiental”, diz Leonilde Agra.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.