[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Educação – Semed – conclui este mês a primeira rodada de reuniões da Constituinte Escolar. As reuniões vêm sendo efetuadas desde o último mês de março nas escolas da Rede Municipal de Ensino e têm registrado uma grande participação dos pais.
Tendo como principal objetivo a construção da Gestão Democrática do Ensino e da Escola Pública, a Constituinte Escolar começa a ser implementada a partir dessas reuniões, quando são discutidos os problemas escolares a partir do tema “A Escola que Temos e a Escola que Queremos”.
De acordo com a diretora de Ensino da Semed, Sandra Beiju, todas as reuniões são registradas em ata com lista de presença dos participantes. “Nós tivemos uma reunião na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Avelar Brandão, no conjunto Bugio, com a presença de mais de 200 pais de alunos”, ressaltou. Todas as críticas e propostas dos pais são anotadas, objetivando a busca de soluções por parte da Semed ou da própria escola.
Ela informou ainda que durante uma das reuniões, surgiu a proposta dos pais para que os alunos tivessem um crachá de identificação, contando com nome e endereço completo para dar mais segurança e agilizar os contatos com a família no caso de necessidade urgente. “Essa reivindicação foi encaminhada e viabilizada pela Semed”, afirmou.
Segundo Sandra Beiju, em termos do aspecto pedagógico/educativo, a constituinte visa potencializar e qualificar a participação dos pais no processo de construção da Escola Aberta. Entre seus princípios estão a democratização das relações entre a escola e a comunidade, além da melhoria da qualidade do ensino numa perspectiva da formação de pessoas críticas e cada vez mais humanizadas.
A próxima reunião da Constituinte Escolar será realizada no dia 28 deste mês, às 19 horas, na AMAB, no conjunto Bugio.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.