[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O ano de 2006 foi bastante expressivo para Ouvidoria-156 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O órgão registrou o maior número de participação de usuários desde que o serviço foi implantado, em abril de 2002, chegando aos 3.413 atendimentos. O aumento cada vez maior no número de solicitações reflete o importante trabalho desempenhado pelo Órgão, que se consolida na credibilidade dos usuários do sistema de saúde do município e dos próprios trabalhadores da rede, que hoje são os que mais utilizam o serviço.

Implantada há pouco mais de quatro anos, a Ouvidoria é uma importante ferramenta de gestão. Sua atuação consiste em garantir o controle social das ações desempenhadas pelo SUS, mediante a participação popular, de modo a garantir princípios importantes do Sistema Único, como a equidade e a integralidade. Ou seja, é mediante os relatórios baseados nos números da Ouvidoria, que a Saúde Municipal desenvolve importantes estratégias de gestão. As queixas e sugestões recebidas pelo órgão são repassadas, por meio de relatórios mensais, aos setores competentes e servem de orientação para as ações da SMS.

Um exemplo disso aconteceu no ano de 2002, quando a SMS constatou, mediante os relatórios feitos pela Ouvidoria, que cerca de 60% das queixas registradas pelo setor eram contra os trabalhadores. Eram, em sua grande maioria, queixas direcionadas a problemas relativos a mau atendimento. Focada nessas informações, a SMS passou a promover inúmeras capacitações para os profissionais da rede, tomando como público alvo desde a gerente da unidade de saúde, passando pelas equipes médicas, Agentes Comunitários de Saúde, administrativos, recepcionistas, até o vigilante da unidade. Só para se ter uma idéia, no ano de 2004 o Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps) capacitou aproximadamente cinco mil pessoas. Conclusão: No ano passado as queixas aos usuários da rede tiveram uma queda de quase 50%.

Contudo, não são somente as intervenções dos usuários do sistema, registrados como queixas, que servem de orientação e participação popular para gestão. As ações do órgão vão além dos atendimentos feitos aos usuários que procuram a sede ou telefonam para o 156. A Ouvidoria da SMS tem se destacado pela forte participação em reuniões semanais do Conselho Municipal e dos Conselhos Locais de Saúde. São reuniões feitas nas unidades de saúde, onde são discutidas as principais dificuldades enfrentadas pela comunidade e trabalhadores da rede, de modo a discutir com a gestão sobre as melhores soluções para os problemas. Em outras palavras, a Ouvidoria atua como um elo entre a população usuária do sistema de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente o serviço tem se destacado entre os próprios trabalhadores da rede. “A credibilidade tem sido a nossa grande conquista, tanto no que diz respeito ao aumento da participação dos usuários do sistema, quanto dos próprios trabalhadores da rede”, destaca o coordenador da Ouvidoria, o cientista social Élder Bezerra. De acordo com ele, a categoria dos médicos foi a que mais utilizou os serviços da Ouvidoria no ano de 2006. O ouvidor lembra ainda que para dar conta do aumento dos atendimentos, a equipe da Ouvidoria foi dobrada. “Nós começamos em 2002 com apenas três funcionários e atuando em um espaço reduzido. Hoje já somos em sete e ampliamos também o local de atendimento”.

Élder Bezerra destaca que a atuação da Ouvidoria sempre esteve em sintonia com todos os conselhos locais de saúde do município, que atualmente somam 44, um para cada Unidade de Saúde da Família (USF). “Em 2006 também mantivemos um contato constante com a Ouvidoria do SUS e com a Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde”, informa Élder Bezerra. De acordo com ele, desde que a Ouvidoria foi implantada, os índices de processos atrasados sempre foram mantidos abaixo dos 9% do que foi demandado. Ou seja, atualmente cerca de 91% dos processos são respondidos em tempo satisfatório, quando comparados ao padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Atendimento

A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Sergipe, 1310, bairro Siqueira Campos, sede da SMS. As solicitações podem ser feitas diretamente na sede ou pelos telefones 156 e (79) 2106-9772. O serviço pode ser ainda consultado através das caixas de sugestões colocadas em todas as unidades de saúde do município.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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