[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Criada em maio de 2002, a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece um canal eficiente de comunicação entre a administração municipal e a população. Através desta iniciativa, os usuários podem fazer sugestões, solicitações, reclamações e comentários sobre os serviços de saúde disponibilizados pelo Município.

“Os cidadãos podem fazer as solicitações por telefone através do número 156, pela internet, no link existente no site da PMA www.aracaju.se.gov.br, através do Fala Cidadão, e ainda nas urnas existentes nas 44 unidades de saúde da capital ou na própria sede da SMS, na rua Sergipe, onde mantemos o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) ”, explica o responsável pela Ouvidoria, Helder Beserra.

Ele explica que através do serviço, as solicitações ou sugestões são encaminhadas ao respectivo setor competente e, em seguida, o resultado é informado ao cidadão. “Nos casos em que não foi encontrada uma solução imediata, a questão é reenviada ao setor imediatamente superior no organograma da secretaria”, observa Helder.

“Já recebemos, ao todo, mais de 9.600 solicitações e sugestões. Através deste trabalho, já orientamos diversas intervenções nos serviços de saúde e até pautamos as discussões realizadas na última Conferência de Saúde do Município”, revelou.

Interação

Uma peculiaridade da Ouvidoria é a preocupação em manter uma estreita relação com os 44 conselhos de saúde existentes na capital. “Nós procuramos fortalecer uma interação cada vez maior com os conselhos de saúde, que representam as comunidades atendidas pela rede municipal”, disse.

Em alguns casos, segundo Helder, essa interação também favorece uma via de mão dupla onde também há espaço para que os usuários entendam cada vez melhor a oferta dos serviços de saúde disponibilizados. “Até alguns atritos, passíveis de acontecer em serviços dessa natureza, nós gerenciamos junto com os conselhos chamando a comunidade a discutir a melhor forma de superar eventuais dificuldades e, sobretudo, oferecendo informação”, enfatizou o ouvidor.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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