Orquestra Sanfônica de Aracaju participa do 3º Congresso Internacional de Odontologia
Apesar de recém lançada no cenário musical local, a Orquestra Sanfônica de Aracaju mantém uma agenda com constantes apresentações. Em média realiza de três a quatro apresentações mensais. Desde sua estréia, participa de seminários, simpósios, congressos nacionais e internacionais, promovidos pela iniciativa privada ou pública. No final de julho, recebeu o prêmio revelação do `Troféu Sanfona de Ouro´.
Trata-se de uma experiência pioneira no Estado, que ao mesmo tempo valoriza o forró como elemento expressivo da identidade cultural aracajuana e, também, amplia a visibilidade dos sanfoneiros no mercado musical, à medida que valoriza o trabalho dos músicos não só durante os festejos juninos, mas ao longo de todo o ano.
Além da apresentação oficial no `Forró Caju´, a Orquestra Sanfônica encerrou a programação dos festejos juninos no ‘Arraial do Povo’, que acontece na Orla de Atalaia; participou da cerimônia da passagem da Tocha do Pan pela capital sergipana; foi convidada para a solenidade de abertura dos `Jogos da Primavera´, promovido pelo governo estadual; participou do evento `Primavera de Todos´, que aconteceu no Parque da Sementeira para celebrar a chegada da primavera; e, mais recentemente, foi atração do aniversário de cinco anos da ‘Rua da Cultura’, ponto de cultura do Minc, em Aracaju.
Estrutura
A Orquestra Sanfônica de Aracaju é composta por músicos experientes, com muitos anos de carreira. Atualmente é formada por 25 sanfoneiros, três percussionistas e um baixista, sob a regência do maestro Evanilson Rocha e sob a coordenação técnica do músico Emanuel Jorge. Os ensaios da Orquestra Sanfônica de Aracaju são realizados na Escola Municipal de Artes Valdice Teles, unidade da Funcaju.
O repertório popular e tipicamente nordestino inclui canções conhecidas como `Asa Branca´ e `Feira de Mangaio´, mas que inova e emociona o público ao agregar outros ritmos, como o tango e a bossa nova. O efeito musical, a sonoridade e a harmonia são promovidos pela interação de 20 sanfoneiros, que juntos num mesmo palco, misturam e experimentam os mais variados ritmos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]