[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Está tudo praticamente pronto para a entrega da obra de infra-estrutura urbana que sem dúvida entrará para a história da capital. Hoje, dia 19, a partir das 20 horas, o prefeito Marcelo Déda estará inaugurando a Orla do bairro Industrial, um investimento de R$ 2,5 milhões que representa um salto na qualidade de vida dos moradores da região, assim como um equipamento turístico nunca visto na zona Norte da capital.

Para a festa, a Prefeitura de Aracaju levará para animar os presentes a banda Java, uma das maiores revelações da música local, e o sambista carioca Jorge Aragão. Além disso, torneios esportivos e várias outras manifestações culturais irão acontecer durante todo o dia de amanhã na nova Orla.

Com a sua inauguração amanhã, o mais novo ponto turístico de Aracaju deverá se transformar numa rota obrigatória para os visitantes, incrementando assim o comércio local. “A nova Orla da cidade será uma área que integrará opções de lazer, cultura e esporte. Além da estrutura física e arquitetônica, a movimentação cultural deverá também ser modificada e impulsionada na área”, assegura o prefeito Marcelo Déda.

Os moradores locais, visitantes e turistas contarão com dois grandes restaurantes (Sapatão e Canoas), parque infantil, quadra esportiva, quiosques de comércio e artesanato, mirante, ciclovia, píer, banheiros, lanchonete, módulo policial, calçadão e iluminação com refletores para garantir o lazer com conforto e segurança aos futuros freqüentadores.

Para concretizar a obra, a Prefeitura de Aracaju contou com a parceria do Governo Federal, que liberou parte dos recursos empreendidos por meio da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), cerca de R$ 1,5 milhão.

Para o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, que visitou o canteiro de obras na tarde de ontem, dia 17, a nova orla do bairro Industrial vai além de um simples investimento no turismo local. “É um investimento extraordinário, uma idéia brilhante instalar numa área mais pobre da cidade um equipamento social não só para os turistas, mas para a utilização da própria comunidade, aproveitando a riqueza natural que já existe”, disse.

Na ocasião, ao lado do prefeito Marcelo Deda, o ministro fez questão de ressaltar o direcionamento correto que vem sendo dado pela administração municipal à política de turismo. “Temos que pensar sobretudo na sustentabilidade social que é, sem dúvida, um dos pontos principais desta obra e traz uma transformação relevante para estas pessoas”, garantiu Walfrido.

Além de revitalizar o espaço e melhorar a auto-estima e qualidade de vida da população, a Prefeitura de Aracaju criou condições para a geração de emprego e renda com os restaurantes locais e a venda de artesanato. Durante os últimos meses, vários moradores do bairro Industrial e adjacências participaram de cursos profissionalizantes oferecidos pela Fundat e Seplan para que possam depois investir em negócios próprios na região da Orla.

Para o prefeito Marcelo Déda, o trabalho da administração traduz o modo do Governo Federal gerir o turismo no País. “Nós agregamos um grande valor turístico a este bairro operário, que já foi cenário de tantas lutas da classe trabalhadora. Não estamos fazendo turismo apenas para quem vem de fora, mas para trazer qualidade de vida para a comunidade local”, afirmou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.