Operação especial de combate à raiva garante imunização de mais de 1.600 animais
Cerca de 50 profissionais estiveram envolvidos na operação e, divididos em equipes, percorreram os bairros Olaria, Bugio, Jardim Centenário e Capucho. A delimitação do território foi feita a partir da constatação de que parte desses bairros aracajuanos encontra-se dentro da área de transmissão, calculada em um raio de 5 Km do local da ocorrência.
Para cobrir toda a região, o bloqueio vacinal foi realizado de casa em casa. As pessoas que por algum motivo não puderam levar os seus animais para serem imunizados na campanha, ocorrida nos dias 13 e 14 deste mês, tiveram a oportunidade de receber a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para aplicação da vacina.
“É importante saber que a Prefeitura de Aracaju sabe executar ações de caráter emergencial visando proteger a população”, afirmou a dona-de-casa Margareth Batista Santos, ao ter a sua cadela de três anos vacinada.
Em Aracaju, desde 1999 não se tem registro de caso de raiva humana. Em animais, o último caso foi registrado em novembro de 2004. “Esse foi o único caso do ano passado. Com a campanha realizada duas vezes ao ano nós temos conseguido garantir a imunização dos cães e gatos da capital, reduzindo o número de casos”, ressaltou a gerente do CCZ, Gina Blinofi.
Além do bloqueio vacinal nos quatro bairros delimitados, o CCZ também capturou os animais de rua. No total foram sete cães. “Eles vão permanecer no Centro durante um período de 10 dias para avaliarmos a manifestação de algum sintoma da doença”, informou Gina. Mesmo com campanha e com essa operação especial, as pessoas que não vacinaram seus animais ainda podem levá-los ao CCZ, que disponibiliza as doses durante todo o ano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Operação especial de combate à raiva garante imunização de mais de 1.600 animais – Fotos: Ascom/SMS