[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Adolescentes inclusos no Projeto Espaço Jovem, um programa social do Governo Federal destinado ao atendimento de adolescentes, estão resgatando os valores humanos através de uma atividade lúdica diferente. Em Aracaju, o Programa é coordenado pela Sociedade Eunice Weaver, uma Organização Não Governamental parceira da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) na execução de políticas de atendimento a crianças e adolescentes na capital sergipana.

Em uma das atividades do Espaço Jovem, os adolescentes narraram as principais histórias de movimentos sociais ocorridos nas décadas de 70, 80 e 90 e no ano 2000, com o objetivo de relembrar grandes momentos que marcaram o povo brasileiro, mas que se encontram esquecidos no seio da sociedade brasileira. A atividade fez parte da disciplina ´Valores Humanos, Ética e Cidadania´, tendo como instrutora a educadora social Lígia de Souza Rabelo, que vê a necessidade de se trabalhar a importância dos valores humanos com esses adolescentes.

“Os jovens de hoje estão esvaziados de cultura, são individualistas. E isso acontece por causa do nosso sistema capitalista. Então, a proposta dessa atividade é resgatar alguns valores para que eles fiquem mais participativos e percebam a importância do coletivismo até em sala de aula”, observa a instrutora.

Para resgatar esses valores, os adolescentes fizeram apresentações teatrais, musicais e realizaram debates. Tudo feito com dedicação e muita ousadia e criatividade, despertando curiosidade e a atenção de todos os envolvidos no projeto. O Projeto Espaço Jovem atende adolescentes com faixa etária entre 16 anos e 24 anos, com a proposta de capacitá-los para o mercado de trabalho.

A Sociedade Eunice Weaver atende a 386 jovens inclusos nesse Projeto, cujas atividades lhes proporcionam acesso à qualificação profissional através dos Cursos de Informática, que direciona conhecimentos para as áreas de Operador e Instalação de Rede e Micro, Manutenção e Instalação de Rede, de Produção de Alimentos, de Frentista e de Eletricista de Auto.

A educadora social Lígia de Souza Rabelo explica que o objetivo do Projeto Espaço Jovem vai além do que apenas capacitar esses jovens para o mercado de trabalho. “Aqui, eles também estão sendo capacitados também para a vida porque muitos chegam aqui sem nenhum ideal ou sonho e aqui conseguimos resgatar isso”, observa.

O trabalho desenvolvido pelos jovens criou um vínculo e proporcionou um verdadeiro resgate cultural da recente história do país. “Através desse estudo, fizemos um relato mais aprofundado e interagimos com o grupo assuntos polêmicos que aconteceram e, tudo isso, é muito importante para aprimorar nossos conhecimentos”, destacou Luane Regine Santos, 21, uma das integrantes do Espaço Jovem, que integrou a equipe de estudos para compreender a juventude no ano 2000.

Para o jovem Marcelo Rafael Silva, que participou do grupo ´Jovens dos anos 90´, fez uma ressalva sobre um importante momento da política nacional naquela década. Ele se refere à manifestação realizada por estudantes em repúdio a atos de corrupção denunciados durante o governo do então presidente da República, Fernando Collor de Melo. Naquela época o movimento ficou conhecido como ´Fora Collor´, quando se presenciou estudantes nas ruas das mais importantes capitais brasileiras com os rostos pintados em forma de protesto.

“A maioria dos jovens aqui não sabia da existência dos ´caras pintadas´ e foi através deste estudo que tomamos conhecimento de um importante acontecimento da nossa política, além de nos tornar pessoas mais informadas e por dentro dos momentos históricos do país”, afirmou Marcelo Rafael Santos. A opinião do jovem foi compartilhada por Jemisson Santos, 19. “Para mim, o Espaço Jovem é importante, pois eu não sabia desse movimento dos anos 90 e tive a oportunidade de saber como os jovens daquela época protestavam. Tudo isso é uma forma a mais de conhecimento e de riquezas culturais. Tenho a certeza de que levarei esses conhecimentos para a vida toda”, frisou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.