[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) retomou em agosto a realização das cirurgias oncológicas geral, de cabeça, de pescoço e pediátrica, feitas até julho no Hospital Universitário (HU). Os procedimentos voltaram a acontecer no Centro Cirúrgico do HUSE graças à reestruturação do setor, que no início do ano tinha apenas duas salas funcionando e, desde março, conta com suas cinco salas cirúrgicas em pleno funcionamento.

A retomadas das cirurgias faz parte de um processo amplo de reestruturação do hospital para otimizar os serviços e humanizar ainda mais o atendimento aos pacientes do Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite (Cool). Além das cirurgias, a incorporação de novos profissionais ao setor e as mudanças no processo de distribuição de senhas de atendimentos são algumas das principais transformações.

A unidade oncológica já conta com um ortopedista, um anestesista e uma psicóloga para cuidar dos pacientes infantis. O horário de funcionamento do Serviço Social foi ampliado e passou a dar suporte no atendimento aos pacientes das 7h às 19h. Além disso, médicos e enfermeiros discutem em reuniões científicas semanais os casos das crianças assistidas.

Antes, as mais de 150 senhas diárias de atendimento eram distribuídas pela vigilância da unidade, que não fazia o acolhimento dos pacientes. Atualmente, a distribuição é feita a partir das 6h por uma funcionária do setor administrativo preparada para encaminhar os pacientes de acordo com sua necessidade e de forma ágil.

"Um processo que antes demorava duas horas para ser concluído, agora é feito por um só funcionário em cerca de meia hora. O paciente já obtém a senha direcionada ao médico que o acompanha e ganha tempo com isso", explicou a gerente do Centro de Oncologia, Rute Andrade.

Mais ações

Para setembro, a direção do HUSE e a gerência do Centro de Oncologia estão programando a ativação, no período da tarde, do serviço ambulatorial para o acompanhamento de crianças que já foram portadoras de câncer, além da contratação de dois médicos plantonistas para dar suporte em casos de urgência.

"Também estamos treinando profissionais de Enfermagem para que seja feita uma agenda informatizada para marcação da quimioterapia. Com a agenda informatizada, o Almoxarifado Central e a Farmácia, setores envolvidos no atendimento ao paciente, vão estar interligados e terão condições de programar a disponibilidade dos medicamentos usados pelos pacientes em tratamento. Isso vai agilizar o serviço e deixá-lo mais eficiente", salientou a gerente do COOL.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.