[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Ong Missão Criança junto com a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está promovendo desde o mês de agosto desse ano uma oficina de Horticultura Orgânica. O curso profissionalizante está capacitando 40 moradores do bairro Santa Maria e adjacências que participam do projeto social Resgatando a Cidadania. A Petrobras e o Sebrae também integram a parceria.

No espaço do horto florestal, localizado no Parque da Sementeira, os alunos que participam da oficina em duas turmas já estão praticando as técnicas agrícolas que aprenderam nas aulas teóricas. Essa semana os alunos já começaram a preparar um novo canteiro que vai receber variadas sementes para o cultivo de verduras e legumes. De acordo com a previsão, até o final do mês vão poder estar colhendo o que já plantaram.

“Os alunos estão aprendendo sobre os tratos culturais, a eliminar as ervas daninhas, a fazer a limpeza nas plantas e a plantar verduras e leguminosas. Esse projeto é para as mães carentes do bairro Santa Maria, para que elas dêem continuidade, levando o que aprenderam para a comunidade, podendo no futuro implantar uma cooperativa”, comenta o coordenador do horto florestal da Emsurb e técnico agrícola, Ricardo Freire.

Para a dona de casa Maria Terezinha Silva Souza, 59 anos, a oficina permitiu-lhe a possibilidade de sair de casa e aprender uma nova profissão. “No fim do curso já vou estar preparada para trabalhar, pois já plantei na minha casa tomate, pimentão, repolho, milho, macaxeira, quiabo e coentro. Isso graças a tudo que eu já pude aprender aqui em tão pouco tempo. Minha família vai poder comer o que plantei, e o dinheiro vai sobrar mais um pouquinho”, afirma a dona de casa.

O curso, além de capacitar os alunos para o mercado de trabalho, promove a geração de emprego e renda. “Eu não sabia plantar, nem muito menos fazer canteiros, não tinha noção nenhuma com os cuidados que devemos ter desde a plantação até a colheita. Já estou vendo o que eu plantei e eu nunca pensei que o meu trabalho junto com os demais colegas pudesse ser forte assim. Tenho certeza que quando o curso terminar eu vou arrumar um emprego”, comentou a dona de casa Ana Paula Santos da Silva, 22 anos.

Todo material é disponibilizado para os alunos, assim como o valor da passagem para o transporte. As aulas são realizadas de segunda a quinta, das 8h às 10h, e a previsão para o encerramento da oficina é para janeiro de 2006.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.