[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Já está em fase de acabamento o futuro Centro de Atendimento Psicossocial da Zona Norte (Caps Zona Norte), que fica localizado no loteamento Jardim Rezende, no Santos Dumont. O sexto Caps da rede municipal de saúde – o maior construído até o momento, com mais de mil metros quadrados de área – deve ser entregue à população até dezembro. Ele atenderá aos cidadãos residentes nas áreas adjacentes, seguindo a mesma linha do tratamento realizado nos demais centros já existentes, priorizando a inserção do paciente no contexto social.

Internamente, as obras se resumem à conclusão da colocação da cerâmica interna e fechamento das esquadrias de alumínio. Também está em fase de acabamento o piso de alta resistência e a colocação do rodapé. Após estas etapas, será feita a instalação da fiação e das luminárias, colocação das portas e pintura. Externamente, será iniciada a construção do estacionamento com 40 vagas, portaria e muro.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Bruno Fernando, hoje, 12 homens prestam serviços no local para concluir a obra. “Estamos na fase dos detalhes. A parte mais trabalhosa da obra já passou. Até o final do ano, acredito, todo o centro estará pronto para servir à comunidade”, disse.

O Caps Zona Norte irá comportar, entre outras salas, três consultórios, um amplo auditório, cinco salas de oficinas e duas salas de repouso, sendo uma com leitos femininos e outra para os usuários do sexo masculino. Haverá ainda enfermaria masculina e feminina, farmácia, copa, refeitório e jardim de espera. O Caps contará ainda com rampas para deficientes.

O valor da obra está orçado em R$ 771.318,68. Os recursos são da Prefeitura de Aracaju, aplicados através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Há quase três anos em prática, o novo sistema de tratamento da saúde mental em Aracaju tem se mostrado o mais eficaz e justo já oferecido pelo município. Em vez do antigo tratamento manicomial desumano oferecido pelo Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, fechado pela PMA desde janeiro de 2004, os pacientes agora recebem atendimento individualizado de qualidade que inclui atividades esportivas, lúdicas e terapias ocupacionais que os reintegram ao convívio social e familiar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.