Obras de contenção no morro do Avião incluem construção de reservatórios
A construtora Celi, responsável pelo serviço, está construindo 10 grandes reservatórios (conhecidos popularmente como piscinões) no cume do morro para complementar todo o sistema de contenção. “Os piscinões terão a capacidade de armazenar 15 mil metros cúbicos de água e, após chegarem próximo ao limite, verterão a água diretamente para uma rede de canais preparada para esse fim, destinando a água para um local determinado, evitando os deslizamentos e erosões já verificados na área”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Diogo Martins.
Todos os 10 reservatórios são interligados e compõem toda a estrutura de contenção que contará também com plantio de vegetação (gramíneas e arbustos) nas áreas já erodidas para impedir a expansão das fissuras no terreno. Segundo Martins, os reservatórios já estão com 60% da estrutura concluída e todo o material retirado está sendo utilizado na inversão da inclinação do morro, o que também contribuirá para a diminuição do volume de água que desce da encosta do morro durante as chuvas.
A estimativa é de que até o final do ano toda a estrutura esteja concluída, eliminando praticamente todos os riscos de deslizamento que ameaçavam os moradores do local. Além dos serviços de contenção do morro do Avião, o projeto Santa Maria Protege envolve drenagem e pavimentação de ruas no bairro e construção de casas populares na região. Todo o trabalho é coordenado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e o investimento da Prefeitura de Aracaju é feito em parceria com a Petrobras.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Obras de contenção no morro do Avião incluem construção de reservatórios – Fotos: Wellington Barreto