[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A capital sergipana está próxima de dar um passo significativo na difusão de conhecimentos científicos. É que as obras da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira), estão praticamente em fase de acabamentos. Conforme o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Barbosa, com o ritmo de trabalho atual, a previsão é de que a estrutura física esteja pronta em julho.

“Hoje a obra está em torno de 65% concluída. Essa etapa em que se encontra leva mais tempo por causa de alguns requisitos, normas e especificações que têm que ser devidamente cumpridas. Para isso, professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão fazendo vistorias e tirando nossas dúvidas”, destaca Valmor, ressaltando que a fase de acabamento é a mais delicada e demanda alguns cuidados extras.

Iniciativa da Prefeitura, efetuada pela Emurb e pela Secretaria de Planejamento (Seplan), a CCTECA tem a UFS como um de seus parceiros. “Eles também estão contribuindo por meio de consultoria na aquisição de equipamentos”, coloca a diretora do Departamento de Elaboração de Análise e Projeto da Seplan, Dênia Melo. Para ela, a participação da Universidade é fundamental devido ao amplo conhecimento técnico de seus profissionais.

Segundo Dênia, os móveis e equipamentos de informática que serão utilizados na CCTECA estão em fase de processo licitatório. Já os materiais do planetário só estão aguardando o término da Obra para serem entregues. “Eles irão chegar assim que a estrutura estiver concluída, uma vez que os responsáveis farão as instalações e darão orientações de como utilizá-los”, diz a diretora, afirmando que, hoje, terça-feira, ainda dará entrada em processo licitatório para aquisição de 82 experimentos de Física e Matemática.

CCTECA

A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju está sendo construída em um espaço de 558m². Sua estrutura é composta por três blocos interligados por uma passarela coberta. Um dos blocos abrigará salas multiuso e áreas de exposições; outro contará com um moderno planetário, salas de projeções e galeria técnica; um terceiro ainda irá disponibilizar várias oficinas para o público visitante. Seu objetivo é promover desenvolvimento, democratização e difusão da ciência e tecnologia em Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.