[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Além de discutir e propor reflexões sobre o trabalho do Trio Nordestino, a V edição do Fórum de Forró também abordará, em suas palestras, diversos aspectos relacionados à cultura nordestina e a história dos festejos juninos em Aracaju. Desde a última quarta-feira foram esgotados todos os 3.000 formulários para inscrição, o que demonstra o grande interesse da população em participar do evento que será realizado de 1 a 3 de junho no teatro Atheneu.

De acordo com o coordenador do fórum, Paulo Corrêa, como seqüência de cada edição realizada, são feitas pesquisas dentro do contexto do fórum que apontam novas vertentes e temas a serem explorados. “Nós procuramos analisar diversos fatores que permeiam o nosso contexto cultural e a mídia para definirmos os temas abordados”, explica o coordenador.

Esse ano, segundo Corrêa, o aniversário de 150 anos da cidade motivou a realização de uma palestra que enfocará a evolução do São João em Aracaju, fazendo uma retrospectiva histórica dos festejos. Outra palestra enfocará a massificação de determinados estilos musicais geralmente confundidos pela grande mídia do país como o autêntico forró. “Este tema também é de grande interesse, já que muitos profissionais que vivem da música são prejudicados, pois as bandas de ‘pseudo forró’ restringem seu espaço”, afirma Corrêa.

DESTAQUE
Segundo o coordenador, o caráter peculiar do Fórum de Forró já alcançou repercussão na imprensa nacional, com a publicação de uma matéria sobre o evento no caderno de Cultura do Jornal do Brasil de hoje. “É, sem dúvida, o único evento do gênero realizado atualmente no Brasil. Por isso, estamos trabalhando para que seja coroado de sucesso, a exemplo de anos anteriores”, finalizou Corrêa.

Confira a programação do evento:

Palestras do V Fórum do Forró

Dia 01/06/2005
19h 30h – Palestra: Trio Nordestino 45 anos de carreira: A história do trio de forró mais popular do Brasil.
Palestrantes: Assis Ângelo (jornalista, escritor, radialista e pesquisador da música nordestina), Onildo Almeida (Um dos maiores compositores da música nordestina)

Dia 02/06/2005
19h – Palestra: A evolução do São João em Aracaju: De uma festa modesta na Rua São João a um grande evento de repercussão nacional.
Palestrante: Professora Aglaé D’Ávila Fontes (Escritora, folclorista e diretora do Centro de Criatividade de Sergipe)
20h20 – Palestra: A música do Trio Nordestino
Palestrante: Zé da Flauta (compositor, instrumentista, produtor cultural, ex-integrante do Quinteto Violado e da banda de Alceu Valença)

Dia 03/06/2005
19h Palestra: O crescimento do forró nos grandes centros urbanos e a massificação das bandas de pseudo forró na mídia.
Palestrante: Tárik de Souza (jornalista, escritor, diretor da coleção Todos os Cantos, da editora 34, um dos maiores críticos musicais do Brasil com uma coluna semanal no Jornal do Brasil)
20h20 – Palestra: A música do Trio Nordestino por seus autores
Palestrantes: Antônio Barros (Compositor dos maiores sucessos do Trio Nordestino)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.