[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Alex Santiago, da Ascom/Sedurb

Atendendo às demandas sociais apresentadas pelos futuros moradores do Programa Pró-Moradia da avenida Euclides Figueiredo, no bairro Porto D’Anta, profissionais do Núcleo Social da Sedurb elaboraram um plano de atividades a serem desenvolvidas com as crianças das famílias beneficiadas.

Na manhã de quarta-feira, 27, a equipe do Centro Comunitário Maria Antônia da Conceição, localizado na área do Pró-Moradia da avenida Euclides Figueiredo, se reuniu com algumas mães para explicar as propostas pedagógicas que serão trabalhadas com as crianças na brinquedoteca do centro comunitário, durante as próximas semanas.

“Iremos trabalhar com grupos de crianças de seis a dez anos no contra-turno escolar. As ações consistem no despertar do desenvolvimento humano e social, por meio não apenas nas atividades lúdicas, mas também com contação de estórias, produção de textos, incentivo à leitura, desenho e pintura, jogos, entre outros, cujo objetivo é fazer com que elas aprendam a conviver socialmente, desenvolvam a personalidade e possam entrar na pré-adolescência com a formação de valores e funções a serem aplicados em sua vida adulta”, explicou a psicóloga Andréa Paula Oliveira.

Andréa informou a maneira como os trabalhos serão desenvolvidos. “Formaremos grupos de até no máximo 15 crianças, durante o período matutino e vespertino, para que não haja interferência no horário escolar. A depender do número de inscritos poderemos montar dois grupos por turno. As atividades psicopedagógicas terão aproximadamente duas horas e, faz-se necessário a autorização dos pais para que elas possam participar”, frisou.

A psicóloga deu exemplos de algumas atividades que serão aplicadas. “Inicialmente trabalharemos com míni-projetos em forma de ciclos, sendo eles: Meio Ambiente e Coleta Seletiva; Valores Humanos/Cultura de Paz, Mobilidade Urbana; Alimentação Saudável. Pretendemos firmar parcerias com alguns órgãos públicos, a exemplo da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Unidades Básicas de Saúde e também com profissionais, como nutricionistas, odontólogos, entre outros”, afirmou.

Cursos

De acordo com a pedagoga Selma Conceição Souza, a partir da próxima semana novas atividades serão realizadas para os beneficiários do programa. “A Sedurb firmou parceria com o SEBRAE que ofertará alguns cursos para pais e mães de família. Entre 2 e 5 de dezembro, das 8h às 12h acontece o ‘Aprender a empreender’, voltado aos moradores que possuem estabelecimentos comerciais, que tem entre os objetivos principais despertar o crescimento comercial em quem já atua no ramo. Já no período de 9 a 11 de dezembro será oferecido o curso ‘Juntos somos fortes’, que irá trabalhar a questão do associativismo e cooperativismo entre  eles”, destacou.

A pedagoga disse ainda que dentro do cronograma de ações, outros cursos nas mais variadas especificações serão. “Faz parte do contexto do programa promover a inclusão por inteiro de todas as famílias, capacitando-as a fim de que elas não se tornem simples beneficiárias, mas pessoas capazes de progredir socialmente e assim garantir melhorias para a vida dos seus filhos”, enfatizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.