[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A equipe do Núcleo de Saúde do Programa QualiVida, do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria de Estado da Educação (SEED), está avaliando nesta quarta-feira, 28, um grupo de servidores diabéticos do complexo administrativo. Os servidores participam de atividades físicas e terapêuticas oferecidas desde a implantação do programa, em janeiro de 2008. O objetivo é verificar o impacto na redução da glicemia e comparar esses resultados aos de outros funcionários portadores da doença, que não praticam as mesmas ações no dia a dia.

Na avaliação, os servidores fazem teste de glicemia, conferem peso, índice de gordura, massa muscular, pressão arterial e cintura abdominal responsável pela medição do risco de doenças cardiovasculares e diabéticas.  A coordenadora do núcleo, enfermeira e professora Aparecida Mota, disse que esta primeira avaliação dará aos técnicos e aos servidores que participam das ações de prevenção e controle da diabete uma posição mais clara sobre a situação atual.

"Se os nossos colegas que foram assistidos neste período tiverem seguindo as orientações, teremos um resultado bem positivo e aí tentaremos inserir outro grupo dentro desta proposta", informou Aparecida.

A coordenadora ressaltou que os casos que precisarem de maior assistência serão encaminhados ao Ipes, pelo próprio núcleo de saúde, até o fim do próximo mês. Ela acrescentou ainda que o Programa QualiVida vai proporcionar discussões e palestras para os servidores, com nutricionistas, professores de Educação Física e enfermeiras, que abordarão  a importância da boa alimentação, da prática de atividade física e do estímulo ao auto-controle da doença.

A servidora Maria Helena Santiago descobriu, há três anos, que estava com diabetes. Com uma alimentação saudável e exercícios diários, ela consegue manter a doença sob controle. Apesar dos cuidados, Maria Helena faz parte do grupo assistido pela equipe do Núcleo de Saúde da SEED. "Resolvi participar porque aqui eles orientam, explicam e estimulam. São compromissados com o trabalho e com a proposta, por isso nos sentimos mais seguros", disse Maria Helena.

"Pela primeira vez na história da Secretaria da Educação existe um programa que olha para o servidor, para seu estado de espírito e físico", disse a professora Selma Siqueira, uma das servidoras avaliadas. Selma Siqueira ressaltou que o trabalho realizado na SEED com os diabéticos é de suma importância, uma vez que alguns são relaxados e não buscam refletir sobre a importância dos cuidados que precisam ter para garantir uma boa qualidade de vida.

Núcleo de Saúde QualiVida

O Núcleo de Saúde faz parte do Programa de Bem com a Vida, da Rede QualiVida. É destinado a proporcionar o bem-estar dos funcionários, otimizando a harmonia entre o corpo e a mente, além de criar ambientes favoráveis para melhor convivência no trabalho, na família e na sociedade, através de atividades em prevenção e desportivas.

Disponibiliza aferição de pressão, identificação e controle de diabetes, encaminhamento para as unidades de saúde, avaliação antropométrica, massoterapia, além do trabalho em saúde preventiva através da criação dos grupos focais: portadores de diabetes; de hipertensos; de sobrepeso; que se reúnem, quinzenalmente, com uma equipe multidisciplinar (nutricionista, professor de educação física, enfermeiro, terapeutas e outros).

Também disponibiliza aos servidores oficinas, palestras, encontros terapêuticos e empréstimos de livro, através de uma mini-biblioteca, contando com impressos voltados para a qualidade de vida do servidor.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.