[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) está promovendo até o dia 6 de junho a Capacitação para Identificação de Larvas de Aedes Aegypti. O treinamento acontece no auditório da unidade e tem como objetivo capacitar agentes de saúde e técnicos de laboratórios de 12 municípios sergipanos: Cedro de São João, Amparo de São Francisco, Graccho Cardoso, Itabi, Macambira, Monte Alegre, Nossa Senhora de Lourdes, Porto da Folha, Salgado, Poço Verde, Canindé do São Francisco e Simão Dias.

A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), inclui teoria e prática, que será realizada no Laboratório de Entomologia do Lacen.

Segundo a bióloga Catarina Zita, gerente de Entomologia do Lacen e responsável pelo treinamento, os participantes farão o papel do agente identificador do vetor da dengue nos 12 municípios e vão poder encaminhar pacientes com suspeita de contaminação para as unidades de saúde e hospitais mais próximos.

"Mesmo com a redução da endemia em alguns municípios, continuamos no combate e orientação das pessoas que trabalham no Programa de Saúde da Família e nos postos de saúde dos 75 municípios, fazendo avaliação e fiscalização das bombas de inseticida, utilizadas no combate à dengue", informou Catarina.

Para o agente de saúde Edilberto dos Santos, da cidade de Gracho Cardoso, qualificações como esta aumentam a qualidade do trabalho desenvolvido. "É ótimo porque a gente se recicla e ganha ainda mais experiência para trabalhar cada vez melhor", afirmou ele, que é profissional de saúde há mais de 20 anos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.