Núcleo de Logística da Secretaria de Saúde garante abastecimento adequado ao município
Ainda segundo o gerente, a situação dos medicamentos na SMS atualmente é confortável, já que dos 284 medicamentos oferecidos, apenas com dois deles está havendo problema de abastecimento, o que não é exclusividade da Secretaria e acontece em todo e qualquer lugar do país. “No caso da Nifedipina retard 20 mg foi um problema da empresa que ganhou a licitação e mandou o medicamento de 10 mg. Então, foi necessário fazer uma nova licitação e esse é um processo que está correndo. Já a Digoxina, por ser uma medicação que gera risco, a Anvisa lançou uma portaria que tivesse um teste de biodisponibilidade, que é caro, gerando um problema de mercado. Hoje nós temos poucas empresas produzindo”, conta.
No entanto, a Secretaria tenta se precaver de todas as formas para garantir o abastecimento. “O processo de licitação dura normalmente de 5 a 6 meses. Então, nós pedimos a quantidade para 11 meses, justamente para dar uma cobertura até a próxima licitação. O que acontece é que às vezes as empresas não suprem as nossas necessidades. Além disso, nós temos ainda um cronograma de distribuição que o pedido chega em 48 horas, no máximo, na unidade”, afirma.
O gerente comenta ainda que problemas com equipamentos também acontecem, como em qualquer outro lugar, mas são tomadas todas as providências para resolver. “Como um retinógrafo, por exemplo, cuja manutenção da placa é feita no Japão, mas nós já consertamos e ele já está funcionando. Nós temos um sistema de informação que é on line. Se, por exemplo, um equipamento quebra, a solicitação de conserto é feita pela internet, com rapidez, e é designada uma pessoa responsável para resolver”, explica.
Os investimentos em equipamentos também são constantes, mas dependem das empresas. “Um exemplo disso é que nós estamos com um processo de cobrança junto a um fornecedor para 150 tensiômetros adultos e infantis, que já está empenhado e em virtude de problemas logísticos do fornecedor não foi entregue. Hoje ele nos garantiu a entrega na segunda-feira”, conta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]