[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A movimentação de operários e máquinas na obra do viaduto do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) segue em ritmo acelerado. Hoje, terça-feira, 25 caminhões carregados com concreto chegaram ao local da obra para a concretagem do vão central B, que deve estar totalmente pronto até amanhã, quarta-feira.

O vão central B tem uma extensão de 80 metros e vai receber um total de 648 metros cúbicos de concreto. Antes dele, já foram concretados o vão central A, a alça e a rampa de acesso em frente ao terreno da igreja, bem como as rampas de acesso situadas em frente ao supermercado Extra e ao teatro Tobias Barreto.

Concluída a etapa atual, terão sido utilizados 5.200 metros cúbicos de concreto, o que corresponde a 362,5 metros de pista para deslocamento dos carros. A previsão é de que a quantidade de concreto chegue aos 8.000 metros cúbicos ao final da obra, que contará com 676 metros de pista, somadas as extensões das alças, rampas e vãos centrais.

A próxima concretagem terá início na semana que vem e vai atingir a alça em frente ao teatro Tobias Barreto. Conforme o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Barbosa, o aspecto simétrico do viaduto ajuda em sua execução, uma vez que determinadas medidas e padrões já estabelecidos são aproveitados.

Outra frente de trabalho hoje está nos guarda-corpos, que são os blocos de concreto que protegem as laterais do viaduto, evitando acidentes ou minimizando seus danos. Tanto a rampa de acesso do Extra quanto a alça em frente ao terreno da igreja estão com suas proteções em construção.

Planejamento permanente

Toda a execução da obra do viaduto obedece a um rígido planejamento. Ultrapassadas as fases dos serviços de base, as frentes de trabalho atuam na superestrutura. Ao se aproximar da reta final da obra, Valmor tem reunido todo o corpo técnico envolvido para checar os detalhes e planejá-los a fim de que, até o final do ano, o viaduto seja concluído.

Na última reunião técnica realizada na sede da empresa, na semana passada, participaram a equipe da Diretoria de Obras e Operações da Emurb, os projetistas e calculistas que conceberam a obra, além dos engenheiros da Celi, empresa responsável pela construção do viaduto, a maior obra urbana de todos os tempos da capital sergipana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.