Novos guardas municipais passam por 30 dias de preparação
De acordo com o diretor-geral da GMA, coronel Magno Silvestre, a preparação de um guarda é parte fundamental para prestar um serviço com qualidade. “Durante todo esse mês de agosto, os guardas terão aulas de reforço: ´Noções de Direito´, basicamente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Estatuto do Idoso; ´Ordem Unida´, para testar a destreza e aperfeiçoar a capacidade de treinamento físico; ´Armamento e Tiro´, para saber utilizar a arma de forma correta, caso seja preciso; e ´Defesa Pessoal´, imobilizando as pessoas, sem a necessidade de espancamento”, explicou.
Para o guarda municipal Abílio Leite, 49, a preparação do efetivo é fundamental. “É um curso que nos dará uma formação para exercer o trabalho com responsabilidade e perfeição. Como toda profissão, o guarda precisa de uma formação; isso é parte complementar da nossa habilitação. Temos aprendido vários ensinamentos, como legislação de trânsito, já que o guarda municipal está atrelado à secretaria da Prefeitura que pode tanto atender ao sistema de trânsito como a Guarda Municipal mesmo”, disse satisfeito.
A guarda municipal Daniela Chagas da Rocha, 31, também concorda com a importância de se preparar o cidadão que irá fazer parte da Guarda. “Os cursos preparatórios que a gente está tendo irão nos ajudar no desempenho das nossas funções; sem eles não poderíamos exercer a profissão. Estamos todos bastante satisfeitos por termos sido chamados para a Guarda. Irei tirar o melhor desses 30 dias para poder exercer a minha profissão com muita honra. Estou feliz em poder prestar serviço à cidade”, comentou a guarda, muito otimista.
Os guardas municipais irão atuar em diversos postos: no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, no Palácio Municipal, nas repartições da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), nas escolas, nos postos de saúde, nas praças, nas secretarias, além de alguns pontos, como por exemplo, no bairro Santa Maria, Coroa do Meio, no aterro sanitário, entre outros. Alguns pontos serão reforçados e outros criados devido à demanda de solicitações feitas pelas secretarias.
Conforme o coronel Magno, após a formação dos 22 guardas, será feita uma reciclagem com alguns profissionais que já estão atuando. “Depois que os novos guardas estiveram tirando serviço, nós vamos pegar 22 que estejam trabalhando e colocá-los novamente em sala de aula. O objetivo dessa reciclagem é fazer com que os mesmos possam estar revigorados, com a auto-estima elevada para propagarem normalmente nesse novo ciclo da Guarda Municipal”, informou.
O coronel Magno disse ainda que logo após o término da preparação, os guardiões irão atuar nos postos. Além disso, a Guarda já recebeu novos fardamentos e os coturnos chegam nos próximos cinco dias. “Não só esses novos guardas, mas também os antigos, estarão com o uniforme renovado, para que no dia 7 de setembro possamos fazer um desfile com a Guarda toda uniformizada”, declarou o diretor-geral, acrescentando que o prefeito Edvaldo Nogueira tem investido significativamente na GMA.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]