[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Após um intenso trabalho nas 30 plenárias executadas abrangendo todos os bairros da capital, realizadas de janeiro a março, a Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP) estará empossando oficialmente amanhã, sexta-feira, 109 novos delegados do Orçamento Participativo que representarão as diversas localidades de Aracaju.

A solenidade ocorre a partir das 19 horas, no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (CEMARH) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), situado à rua Carlos Correia, 260, bairro Siqueira Campos.

Como resultado das plenárias realizadas, segundo o secretário extraordinário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, também foram eleitas 90 demandas que serão organizadas por ordem de prioridade. “Já no dia seguinte à posse, sábado, a partir das 8 horas, realizaremos o Fórum de Delegados cuja missão será debater as 90 demandas e elencá-las pelo critério da prioridade”, explicou o secretário.

Ainda no sábado, será realizada a eleição do Conselho do Orçamento Participativo que tem função deliberativa no gerenciamento do OP em Aracaju. A composição do Conselho contará com 18 delegados eleitos no fórum e 12 membros indicados por secretarias municipais. “Esses membros participarão permanentemente do Conselho, dando respostas qualificadas às diversas questões, já que possuem vasta experiência no atendimento às demandas populares”, afirmou Rômulo Rodrigues.

Palestra

O evento também contará com uma palestra do secretário municipal de Governo, Sílvio Santos, que enfocará as diversas experiências de Orçamento Participativo vivenciadas no Brasil e suas peculiaridades. “Silvio Santos possui uma vasta experiência nessa área, pois, além de ter ocupado a Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, foi o primeiro secretário do Orçamento Participativo de Aracaju”, justificou Rodrigues.

OP Mirim

O secretário Rômulo Rodrigues informou ainda que estão sendo adiantados todos os preparativos para iniciar a dinâmica do Orçamento Participativo Mirim, prevista para acontecer de 2 a 5 de junho. “Teremos uma inovação a partir da experiência do artista plástico Antônio da Cruz, que organizará uma exposição com obras retratando o que as crianças compreenderam e esperam do OP Mirim. Eles nos surpreendem e mostram que assimilaram bem as explicações dadas, demonstrando interesse em construir uma cidade cada vez melhor para todos”, destacou o secretário referindo-se à temática das obras produzidas pelas crianças participantes.

O secretário finalizou informando que, nesse mesmo período, também serão realizadas plenárias e a eleição do prefeito e vice-prefeito mirins, escolhidos dentre os participantes dos diversos bairros da capital.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.