[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os novos 109 delegados do Orçamento Participativo (OP) tomaram posse na noite dessa sexta-feira, dia 26, em solenidade realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação. Durante todo o sábado, os empossados de 31 bairros da cidade vão discutir no XIV Fórum dos Delegados do OP as 90 maiores demandas da capital – apontadas durante as plenárias realizadas desde o início do ano – e definir a escala de prioridades que deverá ser seguida pela administração municipal para realizá-las.

“Esta é mais uma etapa da construção histórica da cidadania em Aracaju. A experiência prática demonstrou ao longo de cinco anos e quatro meses a justeza das nossas convicções, porque quem faz o progresso chegar é a vontade, a união e a luta do povo. Nós podemos de fato mudar o mundo, o país, o Estado e Aracaju é hoje a capital nordestina da qualidade de vida. Este não é um discurso vazio, uma propaganda oca, porque a nossa experiência
aqui é vitoriosa”, analisou o secretário Bosco Rolemberg, chefe de Gabinete do prefeito Edvaldo Nogueira e seu representante na posse.

Ainda nesse sábado, os delegados vão eleger 18 representantes para integrar o Conselho do Orçamento Participativo para deliberar no gerenciamento do OP em Aracaju. A Prefeitura terá 12 membros indicados para compor o Conselho. “É claro que, além da vontade política da administração, o compromisso com um programa de ações que corresponda às reais necessidades do município, conjugando interesses de mulheres, trabalhadores, empresários, comerciários, estudantes; enfim, de todos os que vivem nela. Mas é fundamental colocar em primeiro lugar as necessidades dos mais pobres”, afirmou Bosco Rolemberg.

O secretário extraordinário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, apresentou a palestra que foi dada pelo deputado estadual Francisco Gualberto e explicou que o trabalho do OP neste momento é também educar os delegados para o trabalho que eles terão que desenvolver em parceria com a Prefeitura. “Gualberto já foi vereador também e está mais do que qualificado para esclarecer que caminhos as demandas selecionadas vão percorrer até serem aprovadas definitivamente e inclusas no orçamento do município para 2007”, disse.

O Fórum de Delegados também vai contar com uma palestra do secretário municipal de Governo, Sílvio Santos, que foi o primeiro secretário extraordinário da Prefeitura de Aracaju, ainda na gestão do ex-prefeito Marcelo Déda. Ele vai debater com os delegados as experiências do Orçamento Participativo em todo o Brasil. Sílvio Santos é também ex-secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República.

Para o representante dos delegados na solenidade, José Ariautel (da Zona de Expansão), o “importante é defender os interesses coletivos não só de cada bairro, mas de todos os aracajuanos”, disse ele ao ler o termo de compromisso de posse. O presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Edson Caetano, também participou do evento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.