Novos computadores para Central de Atendimento são adquiridos com recursos do Índice de Gestão Descentralizada
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), vem investindo cada vez mais para disponibilizar serviços que possam suprir as necessidades da população. Nesta perspectiva, a Semasc, através do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), criando pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o objetivo do incentivar e estimular as prefeituras a melhorarem a qualidade do Cadastro Único e a gerir as condicionalidades, cadastramento de novas famílias, atualização dos cadastros atuais e a implementação de programas complementares, adquiriu seis novos computadores que já estão em pleno funcionamento na Central de Atendimento do órgão.
Com o repasse do IGD, a Semasc vem investindo em novas tecnologias, hoje, a Central de Atendimento disponibiliza uma estrutura moderna para atender o público composto de famílias com alta vulnerabilidade social. Com a chegada dos novos equipamentos, a população vai ter mais agilidade no processo de atendimento e mais conforto.
De acordo com a coordenadora do Cadastro Único da Semasc, Ticiana Cabral, os computadores irão auxiliar os trabalhos desenvolvidos pelos servidores que atuam no atendimento da população. "Com mais esta aquisição, nosso atendimento vai melhorar ainda mais, já que são computadores modernos e possibilitam uma tecnologia de ponta, influenciando na qualidade dos nossos serviços prestados ao cidadão aracajuano", ressaltou.
A Central de Atendimento é uma ferramenta de uso da população mais vulnerável que têm, através dela, uma forma de regularização e atualização cadastral, já que o primeiro cadastro é realizado pelos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), espalhados pela cidade e está em funcionamento desde novembro de 2005 e atende cerca de 130 famílias diariamente.
Uma das funções da central é fazer o recadastramento e atualização cadastral das pessoas que estão inscritas no Cadastro Único. Este, por sua vez, é o banco de dados responsável por consolidar informações da população atendida pela assistência social, que tem como público-alvo, pessoas com renda per capta de até ½ salário, como prevê a Política Nacional da Assistência Social (PNAS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Além disso, ele é responsável por gerir informações que dá subsídio a projetos e programas do Governo Federal, como transferência de renda diretamente às famílias, além de possibilitar o acesso aos programas sociais e serviços da instância municipal.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]