Novas unidades de saúde atendem cerca de 85 mil pessoas em Aracaju
O primeiro prédio entregue foi a Unidade de Saúde da Família Amélia Leite, no bairro Suissa, inaugurada na manhã do dia 20 de setembro. O espaço para o posto foi cedido pela Casa Maternal de mesmo nome e vai beneficiar cerca de 13 mil pessoas.
No mesmo dia, o prefeito Marcelo Déda inaugurou a unidade Dr. Onésimo Pinto, localizada no bairro Jardim Centenário. Além desta região, o posto abrange também aproximadamente 30 mil moradores dos bairros São Carlos, Maria do Carmo II e Nova Liberdade I e II, além do conjunto Assis Chateubriand (Bugio).
Todos os novos postos contam com uma estrutura similar e foram construídos em áreas que variam de 500 a 600m². Consultórios, salas de imunização, nebulização, odontologia, coleta e assistência social são alguns dos ambientes que compõem os prédios.
Dando continuidade ao processo de municipalização da saúde, foi inaugurado no dia 26 de setembro o 1º Cemar – Centro de Especialidades Médicas de Aracaju -, no bairro São José. A unidade já estava em funcionamento desde o dia 5 de agosto e tem capacidade para realizar 10 mil atendimentos mensais nas áreas de oftalmologia, dermatologia, reumatologia, homeopatia, dentre outras.
“Esta unidade é referência e exemplo de como se faz saúde em Aracaju. Estamos entregando equipamentos de primeira linha para os usuários do SUS”, disse o prefeito Marcelo Déda no dia da inauguração.
No dia 27 de setembro, a comunidade do Siqueira Campos recebeu a Unidade Básica de Saúde Edézio Vieira de Melo, que vem beneficiando uma média de 16 mil moradores daquele bairro, assim como do José Conrado de Araújo e adjacências.
As novas unidades de saúde foram solicitadas pelas comunidades durante as reuniões do Orçamento Participativo, realizadas no ano passado. Além dessas já entregues, a Prefeitura de Aracaju está concluindo novos postos nos bairros América, Palestina e conjunto Almirante Tamandaré.
Santa Maria
O exemplo mais recente do trabalho da PMA na área de saúde foi a entrega, no dia 28 de setembro, de um dos postos mais esperados pela população: o do bairro Santa Maria. Chamada de Prefeito Celso Augusto Daniel, a unidade está localizada no conjunto Padre Pedro, e está atendendo uma média de mais de 15 mil pessoas do SUS.
À exceção do Cemar, que se trata de um centro de especialidades, todas as unidades de saúde da PMA vão trabalhar com o PSF –Programa de Saúde da Família. As equipes são compostas de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, dentistas e agentes comunitários, responsáveis por visitar as famílias em suas casas para realizar inspeções e prestar esclarecimentos.
As próximas inaugurações previstas são das unidades de saúde dos bairros Coqueiral e América. Além do Centro de Especialidades e posto 24 horas do conjunto Augusto Franco.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Novas unidades de saúde atendem cerca de 85 mil pessoas em Aracaju – Agência Aracaju de Notícias