[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante solenidade bastante prestigiada, realizada na manhã de ontem no auditório da Sociedade Semear, a professora Ivanete dos Santos foi empossada como secretária municipal da Educação. Ela já exercia o cargo interinamente desde o início deste mês, quando a professora Rosangela Santana se desincompatibilizou da administração municipal, para disputar as eleições para vereador da capital.

“Não administrarei sozinha, porque no sistema municipal de ensino já está concretizado o processo de democratização da educação, entendido como um projeto que tem como diretrizes o acesso e permanência do aluno com qualidade social, a gestão democrática e a democratização do conhecimento”, declarou a nova secretária durante entrevista concedida aos órgãos de imprensa.

Ivanete explicou ainda aos jornalistas que as ações desenvolvidas pela Semed são traçadas de acordo com as discussões e planejamentos realizados junto à comunidade escolar, ou seja, pais, alunos, coordenadores e técnicos. Esta proximidade com a comunidade faz com que a administração da rede municipal de educação seja algo diferente. Este modelo de administração, que teve como um dos pontos mais importantes a escolha direta dos coordenadores e conselheiros escolares, foi elogiado pelo prefeito Marcelo Déda durante a solenidade.

“Administrar desta forma é incorporar a importância da participação popular que conhece e define o rumo da escola para o filho do trabalhador e dos excluídos da sociedade”, disse Ivanete. Ela lembrou ter recebido uma secretaria muito bem estruturada, fruto, segundo ela, do trabalho dos três secretários que a antecedeu, os professores Ana Lúcia Menezes, Rui Belém e Rosangela Santana.

Prometeu dar continuidade às ações que foram por eles implantadas, enfatizando o Planejamento Estratégico e Participativo da Educação (PEPE), que a exemplo do Orçamento Participativo (OP), ouve as reclamações da comunidade escolar, define as prioridades e as executa.

Ivanete dos Santos é pedagoga, formada pela Universidade Federal de Sergipe em 1976, pós-graduada em administração e gerência de unidade de ensino pela Universidade Tiradentes, em 1997. Foi dirigente do Sindipema e do Conselho Municipal de Educação. É professora da rede municipal de ensino e aposentada pela rede estadual. Desde 2001 colabora com a administração do prefeito Marcelo Déda, ano em que assumiu a responsabilidade da Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Educação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.