[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mostrar a importância da água no mundo; os diversos problemas causados no meio ambiente e a relação do homem com a natureza. Esses são assuntos que vêm sendo discutidos em curso de Educação Ambiental, ministrado na Unidade de Qualificação Profissional da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). O treinamento será encerrado amanhã, dia 30, e integra as atividades do Projeto de Trabalho Técnico Social, parceria da Prefeitura de Aracaju/Fundat/Seplan e a Caixa Econômica Federal.

O treinamento está contemplando 42 moradores do bairro Santos Dumont que freqüentam a Unidade da Fundat localizada na rua Sargento Braziliano, 845, naquele bairro. O curso compreende a carga horária de 20 horas/aula e vem sendo realizado das 14 horas às 18 horas, contando com a orientação da instrutora especializada em engenharia sanitária e ambiental, Leonides Gomes da Silva.

Segundo a instrutora, o objetivo principal é despertar a conscientização dos participantes sobre os problemas relacionados com o meio ambiente. “Na primeira aula, iniciei o treinamento com dinâmicas de grupo. A intenção foi abrir canais de comunicação e sensibilizar o espírito de integração entre os alunos”.

Nas aulas seguintes, foram abordados os problemas do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio, desmatamento e poluição no mundo. “Notei que algumas pessoas desconheciam determinados termos. Foi bastante produtivo passar novos conhecimentos para alguns e tentar mudar o comportamento de todos frente às questões ambientais”, disse a instrutora.

O problema de escassez da água foi o que mais chamou atenção dos participantes. De acordo com o treinando e coordenador do grupo Acudicria – Associação dos Curadores dos Direitos da Criança e do Adolescente – Luiz Fernando, o curso já está proporcionado várias mudanças em seus costumes no dia-a-dia. “Tivemos uma idéia clara e objetiva do problema da falta de água em nossa vida. Pretendo, a partir de agora, mudar o hábito do uso da água em casa. Terei o controle total dos gastos. Afinal, se cada um fizer sua parte, faremos um mundo bem melhor”, declarou.
O encerramento do curso acontecerá nesta sexta-feira, dia 30, às 16 horas. Na ocasião, o grupo Acudicria estará apresentando a peça de teatro denominada “O meio ambiente – sonho e realidade do Brasil”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.